Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

'Vacina ainda funciona para a quarta onda?', perguntam-se alemães

WSJ ressalta que recordes de infecção na Europa se devem em parte ao 'aumento nas infecções entre vacinados'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Europa, países como Áustria, Bélgica e Holanda também enfrentam "taxas recordes" de infecção por Covid-19, mas é a Alemanha que concentra a atenção.

No alto de Frankfurter Allgemeine Zeitung e Süddeutsche Zeitung, entre outros alemães, são chamadas como "Acima de tudo, é preciso acelerar o ritmo do reforço", "Efeito da vacina está se esvaindo" e "Vacina ainda funciona bem o suficiente? A proteção imunológica ainda é suficiente para superar esta quarta onda?" (abaixo).

O alarme chegou à imprensa americana, onde questionar vacina, sobretudo a mais usada nos EUA e na Europa, havia se tornado tabu.

O alto do Wall Street Journal, sobre as restrições recém-retomadas por Alemanha e outros, ressaltou o "aumento nas infecções entre pessoas vacinadas". Bares e restaurantes estão sendo fechados na Saxônia, o que pode se estender para outras regiões.

"A Alemanha tem uma taxa de vacinação completa de 70%, e mais de 45% dos pacientes hospitalizados com infecção haviam sido totalmente vacinados", escreve o correspondente de Berlim, citando o Instituto Robert Koch, o centro de prevenção de doenças do país.

Nas últimas semanas, alguns governos regionais chegaram a determinar "restrições aos não vacinados, até confinando-os em casa, mas as medidas não conseguiram retardar o aumento das infecções".

Segundo o WSJ, "embora os dados mostrem que as pessoas vacinadas têm uma probabilidade consideravelmente menor de contrair a doença, também está ficando claro que essa vantagem está diminuindo com o tempo e a redução gradual da resposta imunológica desencadeada pela vacina".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.