Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Em mídia social, perfis saltam do BBB22 e do futebol para a guerra

No noticiário global, CNN volta a concentrar atenção, com o som das primeiras explosões, reproduzida até em sites russos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Até onde foi possível acompanhar, no Brasil, em mídia social, o perfil Choquei, com 1,3 milhão de seguidores no Twitter e voltado essencialmente ao Big Brother Brasil, saiu antes do plantão da Globo no início do ataque na Ucrânia.

E passou a acompanhar o conflito obsessivamente, em meio a notas esporádicas sobre a eliminação no reality show ou o casamento de Lula. Logo foi tirado o complemento BBB22 do nome da conta, que se descreve como "a sua fonte de notícias mais rápida da net".

Foram postagens em série, algumas sem controle, como "Urgente: dezenas de milhares de corpos mortos estão nas ruas da capital ucraniana". Também cenas tiradas da cobertura da CNN (abaixo) e do próprio plantão do Jornal da Globo, em meio a traduções apressadas e até um pedido para os seguidores pararem com as piadas.

Enquanto isso, ao vivo no Twitch, Casimiro conversou longamente com o professor de relações internacionais Tanguy Baghdadi, da PUC do Rio, sobre a guerra. Depois, retornou ao futebol.

Como costuma acontecer em coberturas ao vivo de caráter global, a CNN voltou a concentrar atenção, com relatos de explosões, sendo reproduzida até em sites russos como Kommersant.

Na direita americana, a âncora Laura Ingraham, da Fox News, descreveu o presidente ucraniano como "patético". E Donald Trump voltou a elogiar Vladimir Putin, agora como "inteligente".

Do francês Le Monde ao chinês Guancha e ao New York Times, a maior parte dos sites jornalísticos, sem a dramaticidade das imagens ao vivo, manteve suas manchetes nas primeiras horas com a notícia de que Putin havia ordenado a "operação militar".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.