Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

EUA hesitam, mas Europa segue China e 'algema' Big Techs

A partir de outubro, nova lei introduz interoperacionalidade em mensagens e proíbe autofavorecimento das plataformas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Brookings, de Washington, alertou no final do ano passado que a regulação das plataformas que vinha sendo feita na China era "uma mensagem para os políticos americanos".

Que, "aparentemente, uma razão" para as medidas era preservar o poder estatal. "Outra justificativa para a mudança, no entanto, é que ela torna as plataformas chinesas mais competitivas e estimula inovação."

Mas as plataformas americanas resistiram, com argumentos que ecoam em Washington. Sundar Pichai, CEO da Alphabet, de Google e YouTube, foi direto ao ponto:

"Eu me preocupo que, se você regular por regular, isso tenha muitas consequências não intencionais, inclusive implicações para a nossa segurança nacional."

O esforço de guerra das plataformas no último mês, ajudando a cancelar o outro lado da informação, acabou com a expectativa de que Casa Branca e Capitólio ouvissem a mensagem chinesa.

No despacho da agência Reuters sobre a Lei de Mercados Digitais, bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de maio de 2021 - REUTERS

Mas Bruxelas escutou e, na noite de quinta (24), após oito horas de negociação parlamentar e encerrando mais de um ano desde que o primeiro projeto foi apresentado, "União Europeia coloca as algemas nas Big Techs", na chamada do alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A UE alcançou consenso sobre uma Lei de Mercados Digitais que proibirá "certas práticas usadas por grandes plataformas que atuam como gatekeepers", porteiros da informação, todos americanos.

A legislação, que ainda precisa passar por aprovação final, "tem como alvo grandes empresas que fornecem serviços de plataforma mais propensos a práticas comerciais desleais, como redes sociais ou ferramentas de pesquisa".

Por exemplo, "os maiores serviços de mensagens, como WhatsApp, Messenger ou iMessage, terão de se abrir e operar integrados com plataformas menores de mensagens". Será possível trocar textos e vídeos entre um aplicativo e outro.

Na China, essa "interoperacionalidade" levou aplicativos como o serviço de mensagens WeChat e o site de compras Taobao a conversar, abrir seus "jardins murados", não sem alguma resistência dos gigantes que os controlam, Tencent e Alibaba.

Na Europa, pela lei, se o "gatekeeper" resistir, ele será multado em 10% de sua receita anual global, na primeira vez, e 20%, a partir da segunda.

Outras medidas da Lei de Mercados Digitais: será vedado o autofavorecimento, a produtos e serviços das próprias plataformas, por exemplo, nos resultados nas buscas no Google; e empresas que atuam nas plataformas, caso das marcas que vendem na Amazon, poderão acessar seus dados coletados por elas.

A Alphabet foi uma das primeiras a reagir, quase ameaçar: "Nós estamos preocupados que algumas dessas regras possam reduzir a inovação e a escolha [de produtos] disponível para os europeus". Mas falou que vai cumprir.

Desta vez, Washington não saiu em defesa de suas campeãs contra os reguladores europeus. E veículos americanos como Wall Street Journal lembraram Meta, Alphabet, Apple, Amazon e Microsoft que seria "inútil lutar". A lei deve entrar em vigor em outubro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.