Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Jornal e TV alemães destacam 'escravidão' da VW no Brasil, na ditadura

Montadora é investigada por crimes numa fazenda de gado que manteve perto da região amazônica, entre 1974 e 1986

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Süddeutsche Zeitung, em manchete neste domingo, e a rede alemã ARD tiveram acesso a 2.000 páginas da investigação brasileira sobre uma fazenda da Volkswagen próxima à Amazônia, entre 1974 e 1986, que manteve funcionários supostamente como "escravos".

No título do Süddeutsche Zeitung, 'Nossa pequena fazenda' - Reprodução

Segundo o jornal, "durante a ditadura, a VW teve uma grande fazenda de gado, em que trabalhadores temporários aparentemente eram mantidos como escravos". E "até hoje o homem que montou a 'Fazenda Volkswagen' não entende qual é o problema".

"De acordo com os documentos, os crimes foram cometidos por corretores de mão de obra contratados pela administração da fazenda", diz a ARD. "Trabalhadores temporários teriam sido baleados, espancados e amarrados. Os depoimentos descrevem, entre outras coisas, como a esposa de um trabalhador foi estuprada como punição por tentar fugir e como menores foram mantidos contra sua vontade na fazenda. Uma mãe testemunhou que seu filho sucumbiu aos ferimentos sofridos, enquanto outros teriam desaparecido."

A multinacional deve comparecer a uma audiência no próximo dia 14. Via agência France Presse, a notícia já chegou à China.

LULA ESTÁ DE VOLTA

Em destaque no Frankfurter Allgemeine Zeitung, "Lula x Bolsonaro: duelo pelo Brasil". O relato assinado por um dos editores do jornal alemão abre com uma saudação ao ex-presidente:

"O senhor de barba grisalha estava incontível quando surgiu diante de uma multidão em Contagem, no Brasil, na semana passada. A voz rouca, os olhos brilhando, a cabeça corada: 'Governar o Brasil é fácil. Você só tem que pensar nas pessoas, tê-las em seu coração. A maioria dos governantes não gosta do povo. Mas eu amo isto'. O Brasil não vê performances como essa há anos. Mas quem fala assim é bem conhecido dos brasileiros e do resto do mundo. Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido por todos como Lula, está de volta."

Destaca porém que "o Brasil está mais dividido do que nunca, e isso é um problema para as empresas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.