Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Rússia e 'EUA e seus satélites europeus' agora disputam a África

Em viagem e artigo por jornais africanos, chanceler Serguei Lavrov responsabiliza sanções do Ocidente 'pela fome'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alemães como Franfurter Allgemeine Zeitung e Süddeutsche Zeitung saíram criticando no domingo o acordo obtido pela Turquia, entre Rússia e Ucrânia, para retomar a exportação de alimentos.

Foram chamadas como "Erdogan molda política externa como bem entender", sem ouvir a Otan, "Putin não é confiável" e "mesmo os otimistas sabiam que acordo não duraria". Aqui e ali reconhecem que, "no entanto, Ucrânia quer preparar exportação de grãos".

Chanceler russo publica artigo nos africanos Star (esq.) e Herald, entre outros
Chanceler russo publica artigo nos africanos Star (esq.) e Herald, entre outros - Reprodução

Já o New York Times deu prioridade à viagem do chanceler russo à África, iniciada pelo Egito no fim de semana, com chamada para o fato de ele "culpar EUA e seus aliados pela fome".

Foi em artigo que Serguei Lavrov publicou em jornais como o egípcio Al-Ahram, o congolês Dispatch, o ugandense New Vision, o queniano Star e o etíope Herald. No trecho citado pelo NYT, "Nós sabemos que os colegas africanos não aprovam as tentativas dos EUA e seus satélites europeus, sem disfarçar, de impor uma ordem mundial unipolar".

Sobre a "grave situação no mercado de alimentos", Lavrov responsabilizou o Ocidente por "absorver o fluxo" já durante a pandemia, em prejuízo dos países em desenvolvimento importadores, o que "foi exacerbado com as sanções impostas à Rússia".

"É essencial que todos os nossos amigos africanos entendam que a Rússia continuará a cumprir de boa fé suas obrigações na exportação de alimentos, fertilizantes, energia e outros bens vitais para a África. A Rússia está tomando todas as medidas para isso."

O NYT diz que, "antes da visita, diplomatas ocidentais pressionaram nos bastidores para o Egito não dar a Lavrov uma recepção muito calorosa, mas as tentativas, inclusive editoriais e postagens nas redes sociais, pouco fizeram para atrair mais apoio público".

CONCORRÊNCIA

A Bloomberg noticia que o canal russo RT está montando na África do Sul sua Redação central africana de língua inglesa, a ser chefiada por jornalista sul-africana que dirigia a cobertura no Oriente Médio.

"Num continente que se absteve de criticar" a Rússia, diz a Bloomberg, "a operação põe a RT em competição com outras emissoras apoiadas por governos, como a britânica BBC e a chinesa CGTN".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.