Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

TV japonesa derruba programação e imprensa faz edição especial de Abe

Da rede NHK ao jornal Yomiuri Shimbun, assassinato toma a mídia do país, inclusive cenas antes e depois dos tiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O assassinato de Shinzo Abe suspendeu os programas regulares da estatal NHK e de canais privados como Fuji e Asahi, que passaram a cobrir ininterruptamente, a exemplo do canal de notícias NTV.

A NHK apresentou diversas cenas do assassino, antes e depois dos tiros, mas não do momento em que o ex-primeiro-ministro foi atingido.

Pessoas retiram em Tóquio a edição especial do Yomiuri Shimbun sobre a morte de Shinzo Abe - Reuters

À noite, já estava nas ruas uma versão impressa do Yomiuri Shimbun (acima), maior jornal do país, de viés conservador como Abe.

Ao longo do dia, a manchete digital do jornal havia sido o relato do ataque, com o enunciado "Um homem se aproximando por trás, sete a oito metros, ninguém parou... O ex-primeiro-ministro olhou para trás".

Tanto o jornal como seus concorrentes Asahi e Mainichi Shimbun, mais liberais, destacaram que a polícia teria ouvido do assassino que não tinha "rancor contra as crenças políticas" de Abe, mas contra um grupo religioso do qual o ex-primeiro-ministro seria próximo.

O Asahi Shimbun foi o único dos principais veículos, até onde foi possível acompanhar, que ressaltou o histórico dos atentados no país, sublinhando os "repetidos ataques terroristas a políticos antes da guerra", durante a escalada militarista japonesa.

AMIGO DO BRASIL

A mensagem de Jair Bolsonaro, descrevendo Abe como um amigo do Brasil, foi noticiada pelo Asahi Shimbun junto com aquela de Narendra Modi, da Índia. O correspondente em São Paulo lembrou que o brasileiro "foi esfaqueado" também em campanha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.