Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Discurso de palanque 'alivia' líderes na ONU, que temiam coisa pior, diz NYT

Desta vez, Bolsonaro 'evitou menção às urnas', ele que vem sendo 'monitorado de perto' sobre aceitação dos resultados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No New York Times, sobre o discurso na ONU, em Nova York, "Num palco global, o presidente do Brasil faz campanha pelo cargo que ele pode perder" (abaixo).

Abrindo o texto, "Bolsonaro foi o primeiro a falar na Assembleia Geral e passou grande parte do tempo resumindo suas realizações antes da eleição, em 12 dias". Ou seja, "parecia um discurso para os eleitores, o que provavelmente aliviou os líderes mundiais presentes".

Explica: "Isso porque a comunidade internacional tem monitorado de perto suas declarações em busca de sinais sobre se ele aceitará os resultados. Seguindo a cartilha do ex-presidente Trump, Bolsonaro vem questionando a confiabilidade dos sistemas eleitorais há meses".

Desta vez, "ele evitou qualquer menção às urnas".

Fora do jornal de Nova York, o discurso pouco ecoou, com as agências AP e Reuters ressaltando sua defesa de negociação na Ucrânia.

LULA OS TORNOU MUITO RICOS

Sobre a eleição, o noticiário externo continua a se concentrar em Lula, com a Bloomberg Businessweek publicando reportagem mais extensa, "Investidores amam e odeiam Lula uma década depois que ele os tornou muito ricos", com a ilustração acima.

Eles se dividem em dois grupos, investidores "estrangeiros que dão boas-vindas a seu retorno" e "locais que o odeiam". Em conclusão:

"A divisão entre os 'traders' reflete a polarização mais ampla no país. Lula recebe muito de seu apoio de cidadãos mais pobres que se lembram dos anos de prosperidade. Bolsonaro é muito mais popular entre as classes altas do Brasil, incluindo a maioria de homens brancos que compõem o núcleo da comunidade de investidores do país. Os estrangeiros o veem de forma diferente —e é o dinheiro deles, não o dos locais, que tende a determinar a direção do mercado."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.