Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Veículos de mídia dos EUA se batem agora pelo mercado global

New York Times, Washington Post e Semafor se preparam para disputar o 'mundo de língua inglesa'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times destacou supostas "frustrações" do único concorrente que restou ao próprio NYT nos EUA, na imprensa de interesse geral. O Washington Post estaria enfrentando estagnação em assinaturas "desde que o ex-presidente Trump deixou o cargo".

Seja por que for, o WaPo está de olho no mercado internacional, o mesmo priorizado para crescimento pelo NYT. A Equipe de Revisão Estratégica do jornal de Washington teria concluído que ele "pode ser a fonte definitiva de notícias para o mundo de língua inglesa". Entre os passos para tanto, seus executivos teriam discutido comprar os londrinos The Guardian e The Economist.

O primeiro já negou, mas é fato que a imprensa inglesa, como seus clubes de futebol e montadoras, vem sendo internacionalizada. O próprio Guardian, que criou fundo nos EUA para isso, hoje cede parte da cobertura para projetos de fundações americanas.

Nesse "mundo de língua inglesa", o maior concorrente do NYT pode não ser o WaPo. O Semafor de Ben e Justin Smith, também sediado em Nova York, só deve ser lançado no mês que vem, mas não se conteve e adiantou na sexta (2) a sua primeira notícia.

O foco é a China, confirmando que, qualquer que seja o veículo, a cobertura americana terá o mesmo adversário. No título (reprodução acima), "Exclusiva do Semafor: Biden vai reprimir tecnologia chinesa com nova ordem executiva".

Até o fim do mês, segundo três fontes, a medida "poderia limitar drasticamente os investimentos dos EUA na China". E outras duas reduziriam o acesso do TikTok a dados de usuários e o tipo de tecnologia que pode ser vendida a empresas chinesas.

O Semafor deixa registrado o aviso de que, dependendo dos detalhes, "as ordens executivas podem servir simplesmente como declarações políticas duras contra a China antes das eleições de novembro".

NA AMÉRICA LATINA

Em entrevista ao Economic Times, Justin Smith disse estar "aberto a um parceiro indiano para lançar uma edição local" do Semafor.

Acrescentou que, após o lançamento, "criaremos produtos regionais e nacionais em sequência, no Oriente Médio, Ásia, Europa, América Latina". Um dos maiores investidores no veículo é o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann.

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO

A partir do vazamento de um alerta do fundador da Huawei, Ren Zhengfei (acima), aos funcionários da gigante chinesa, prevendo recessão global, a Caixin, de Pequim, publicou a análise "Inverno está chegando para o setor de tecnologia da China".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.