Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Jorge Paulo Lemann está por trás do novo site global Semafor

Brasileiro se uniu a outros bilionários para financiar veículo que Justin e Ben Smith estreiam em outubro, segundo o FT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O site de cobertura global Semafor, que será lançado em outubro pela dupla de jornalistas americanos Justin Smith, ex-Bloomberg, e Ben Smith, ex-New York Times, reuniu financiadores como o brasileiro Jorge Paulo Lemann, do fundo 3G, e o americano John Thornton, ex-Goldman Sachs, informa o Financial Times.

Em declaração ao jornal financeiro, Lemann afirmou que "uma empresa de mídia autenticamente global, que pode atender às necessidades do público de notícias hoje por meio de informações excelentes e confiáveis, é realmente atraente".

Jorge Paulo Lemman durante conferência em Sun Valley, Idado, nos EUA, que reuniu alguns dos mais ricos investidores em finanças, tecnologia e mídia, em 6 de julho de 2022 - AFP

Segundo o FT, "os Smiths evitaram capitalistas de risco no Vale do Silício", que haviam financiado veículos como BuzzFeed e Vice, e "levantaram dinheiro de investidores ricos que, em teoria, terão maior probabilidade de manter a empresa caso os ventos contrários macroeconômicos resultem num início difícil".

Para Justin e Ben Smith, a cobertura mundial do NYT ou de veículos como a CNN seria "muito focada em leitores domésticos", americanos, "e sem a confiança do público".

O novo modelo seria semelhante ao do streaming Netflix, produzindo conteúdo para mercados locais "em vez de forçar os gostos [americanos] sobre domicílios na Índia, na França e no Brasil". Começando pela África, onde já contratou editor nigeriano, o Semafor deve crescer "mercado a mercado, com ênfase no Oriente Médio, Índia, Japão e Europa", sem menção à América Latina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.