Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Onda bolsonarista bate nos Estados Unidos, que votam daqui a um mês

Trump festeja 'ter ajudado o brilhante e trabalhador Jair'; Bannon diz que eleição no Brasil foi 'aviso muito forte'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na imprensa americana, a atenção sobre a eleição brasileira se volta para os paralelos com os Estados Unidos. O New York Times publicou que "Negacionistas eleitorais nos EUA impulsionam ideia de que a votação no Brasil foi corrompida".

O ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon afirmou em seu programa que o pleito brasileiro é "aviso muito forte dos jogos que estão sendo disputados nestas eleições", listando o que os americanos devem fazer para vigiar a votação nos EUA, em 8 de novembro.

Coluna no Washington Post e artigo na revista Time também sublinharam as similaridades entre bolsonarismo e trumpismo —e até, no caso do jornal, com o neofascismo na Suécia e na Itália.

'GO BOLSONARO!!!'

Ecoa, em veículos ainda abertos a notícias sobre o ex-presidente americano, como The Hill, a mensagem de Donald Trump na plataforma Truth Social, creditando a si mesmo, em parte, o resultado de Bolsonaro no primeiro turno:

"Tão feliz por ter ajudado uma grande pessoa e um grande líder a alcançar o difícil segundo turno. Os eleitores tomaram uma grande decisão ao dar apoio tão forte ao brilhante e trabalhador Jair Bolsonaro. Agora, pelo bem do Brasil e de sua grandeza futura, eles têm que colocar Jair à frente na linha de chegada, contra um Socialista de Esquerda Radical, no dia 30 de outubro. Vai Bolsonaro!!!"

Este havia, ele próprio, divulgado em mídia social o apoio de Trump.

FERTILIZANTE SOBRANDO

Após o esforço de Bolsonaro junto a Vladimir Putin para garantir a importação, "Brasil tem tanto fertilizante que está recusando carga", noticia a Bloomberg. Comprou-se "uma quantidade recorde neste ano". Um navio que chegou a Paranaguá em 13 de setembro partiu nove dias depois levando o fertilizante para Nova Orleans, nos EUA.

'PRENDENDO A RESPIRAÇÃO'

O Financial Times publicou a charge acima, do cartunista Jeremy Banks (Banx), com árvores preocupadas com o noticiário do Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.