Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Fox News e New York Post abandonam Donald Trump

Veículos americanos de direita culpam e ridicularizam ex-presidente pelo desempenho republicano na eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os veículos do magnata Rupert Murdoch nos Estados Unidos, do tabloide New York Post ao financeiro The Wall Street Journal e ao canal Fox News, se voltaram contra Donald Trump, que responsabilizam pelo fracasso da onda republicana —e buscam estigmatizar.

Na capa do Post desta quinta, abaixo, o ex-presidente é apresentado como o personagem de uma rima infantil popular (Humpty Dumpty sentou-se no muro/ Humpty Dumpty caiu no chão duro/ E todos os homens e cavalos do rei/ não conseguiram juntá-lo outra vez).

Na versão do jornal, com o trocadilho Trumpty Dumpty como manchete, "Don (que não conseguia construir um muro) teve uma grande queda – poderão todos os homens do GOP juntar os pedaços do partido novamente?". Grand Old Party, GOP, é a sigla usada para identificar o Partido Republicano.

O texto chamado na capa destaca que, após três eleições, "Tóxico Trump é o equivalente político de uma lata de Raid", o inseticida. A capa anterior, de quarta, era tomada por uma foto do governador reeleito da Flórida, Ron DeSantis, e o enunciado "DeFuture", o futuro.

No editorial "Trump é o maior perdedor do Partido Republicano", o WSJ também salientou as derrotas. "O que os democratas farão quando Trump não estiver por perto para perder eleições?", apontando trumpistas derrotados em "estados claramente vencíveis".

Na Fox News, Laura Ingraham e outros se concentraram em DeSantis para 2024, se o partido quiser vencer, alertando que os eleitores podem "concluir que você está colocando seu ego acima do bem para o país" e buscar resposta "em outro lugar".

Até Tucker Carlson acabou reconhecendo: "A verdade é que Trump sempre foi uma bênção ambígua. As desvantagens vêm com as vantagens, mas ele não é a única causa". Citou também o suposto controle democrata sobre a "maquinaria eleitoral".

A ação coordenada dos veículos de Murdoch, ela própria uma notícia, vem sendo destacada por Deadline, New York Times e Insider. O Washington Post lembra que não é a primeira vez.

'FAKE NEWS'

Por fim, Trump reagiu, em sua rede Truth Social:

"Apesar de ter escolhido tantos vencedores, tenho que aturar Fake News. Para mim, a Fox News sempre foi caso perdido, mas agora eles realmente se foram. É uma grande oportunidade para outro veículo de mídia fazer uma fortuna."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.