Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Na madrugada, Trump leva culpa por fracasso da 'onda' republicana

Conservadores e liberais se unem para responsabilizar ex-presidente e saudar adversário: 'Deus quer Ron DeSantis'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas três conclusões já tiradas pela Bloomberg sobre as eleições nos EUA, junto à ausência de "onda republicana", estão a "noite ruim" de Donald Trump e a "avalanche" de Ron DeSantis, seu maior adversário no partido e até ameaçado por ele na véspera.

O governador da Flórida foi o destaque da madrugada na pró-republicana Fox News, com a expressão do próprio, de que conseguiu "a win for the ages", uma vitória para guardar na memória, para não esquecer, remetendo à candidatura presidencial em 2024.

Na CNN, hoje menos vinculada aos democratas, a ex-diretora de comunicação de Trump na Casa Branca, Alyssa Farah Griffin, opinou que os resultados mostram que os republicanos têm que se divorciar do ex-presidente se quiserem vencer.

Na edição final do NYT de quarta (9), fotos do primeiro governador negro de Maryland, o democrata Wes Moore, e do governador republicano reeleito na Flórida, Ron DeSantis - Reprodução

O resultado na Flórida foi tratado com pasmo no New York Times, em live-blogging, pelo liberal Patrick Healy: "Não consigo tirar da cabeça essa margem de vitória de 20 pontos para DeSantis. Ele parece ser o político mais forte da América esta noite".

O conservador de referência no jornal, Ross Douthat, foi além: "Trump é extremamente impopular, e o Partido Republicano ainda parecia escravizado por ele. Deus quer que Ron DeSantis seja presidente".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.