Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Índia 'abala domínio do dólar' estimulando rupia no comércio

Oito nações, de Rússia a Alemanha, Israel e Singapura, já abriram contas especiais para trocas na moeda indiana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por indianos como Zee News (imagem abaixo) e Firstpost, "Oito países abrem contas especiais em seis meses, para comércio em rupia indiana", não mais em dólar. Entre eles, Alemanha, Israel e alguns próximos da China como Singapura e Mianmar, mas não a própria.

Na descrição do segundo, "a Índia tem buscado promover o uso da rupia para liquidação no comércio com outros países depois que as sanções foram impostas pelo Ocidente com a guerra Rússia-Ucrânia".

No Deccan Herald, "o comércio exterior em rupia reduz a dependência de divisas, especialmente do dólar americano". Já teriam sido abertas 49 contas especiais, pelos bancos estrangeiros, e mais "estão esperando aprovação".

Do secretário indiano do Comércio, no Business Standard: "Inicialmente, nos concentramos na Rússia porque eles enfrentavam sanções, mas agora estamos conversando com vários. Temos discussões com países africanos e do Golfo. Eles também estão interessados".

No indiano Zee, 'política comercial da rupia ganha impulso'
No indiano Zee, 'política comercial da rupia ganha impulso' - Reprodução

TURBILHÃO DE SANÇÕES

Na sequência, a agência ocidental Reuters despachou a extensa reportagem "Acordos de petróleo da Índia com a Rússia abalam o domínio de décadas do dólar", descrevendo no texto:

"O comércio indiano, em resposta ao turbilhão de sanções, é a evidência mais forte até agora de uma mudança para outras moedas que pode ser duradoura. Após [o Ocidente] impor um teto de preço, a maioria das compras indianas foi em moedas diferentes do dólar, inclusive o dirham dos Emirados Árabes Unidos e o rublo da Rússia."

Segundo The Hindu e outros, alternativas à moeda americana também passaram a ser buscadas pela Índia para a aquisição de equipamento militar da Rússia, sobretudo os sistemas de defesa aérea S-400, encomendados por US$ 5,43 bilhões há cinco anos.

Após alguns adiamentos, devidos às sanções também sobre transporte, foi adotado o "método rúpia-rublo", com a entrega dos primeiros três sistemas. E agora se noticia que os últimos dois serão entregues no início de 2024.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.