Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

China busca impulso ao setor privado, mas bate em 'muro de ceticismo'

De PC a bilionários, esforço para 'mudar a narrativa' promete ações de apoio às empresas, inclusive internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após o susto com o PIB do segundo trimestre, saiu em Pequim o documento "Opiniões do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado para a Promoção do Desenvolvimento e Crescimento da Economia Privada".

Foi traduzido para o inglês e analisado pela newsletter Pekingnology, hoje referência para o exterior sobre decisões e noticiário de dentro da China. É produzida pelo jornalista Zichen Wang, do think tank Centro para a China e a Globalização, de Pequim.

Reprodução

"No sistema político da China, um documento dos dois órgãos é o mais alto possível", explica. Foi destaque no telejornal Xinwen Lianbo (imagem acima) e manchete nos sites de veículos do partido —até o encontro de Xi Jinping e Henry Kissinger.

"Pequim trabalha para mudar a narrativa", diz a Pekingnology. O documento reafirma e detalha o apoio à iniciativa privada, tendo sido antecipado, ao longo das últimas semanas, por reuniões com empresários chineses e também americanos e japoneses.

Veio acompanhado de artigos de apoio assinados por Ma Huateng ou Pony Ma, da Tencent, e Lei Jun, da Xiaomi. Abrindo o texto do primeiro, no WeChat, "A economia privada é uma força importante para promover o desenvolvimento econômico e social".

No enunciado da Caixin, principal veículo financeiro de Pequim, "China promete criar um setor privado 'maior, melhor e mais forte'".

A Bloomberg fez um primeiro texto ressaltando o apoio de Ma, "Bilionários chineses dão peso ao impulso do setor privado", mas depois focou a resposta contida do mercado financeiro, "Grande impulso de Xi ao setor privado tromba com muro de ceticismo".

Destaca, de Alan Li, da Atta Capital, de Hong Kong: "Está mais para um enquadramento [framework]. Investidores esperam medidas de estímulo mais específicas, como o afrouxamento nas políticas imobiliárias e mais gastos fiscais".

MAIS UMA VEZ NA ENCRUZILHADA

Xi Jinping evitou o enviado americano para o clima, John Kerry, mas recebeu com sorrisos públicos o ex-secretário de Estado Henry Kissinger (acima, em vídeo do canal de notícias CGTN veiculado pela ministra-assistente do exterior, Hua Chunying).

Foi manchete online até no Renmin Ribao (Diário do Povo), com foto dos dois e destaque para a frase de Xi de que "China e EUA estão mais uma vez na encruzilhada".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.