Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Brasil se isola na resistência a expandir Brics e admite ceder, diz Reuters

Índia deu sinal de aceitar ampliação; de Bloomberg a The Hindu, negociação é seguida de perto, antes de cúpula na África do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abrindo despacho da Reuters que mobilizou Brasília, Pequim, Nova Déli, Johanesburgo e Cidade do Cabo: "O Brasil resistiu ao impulso crescente no grupo Brics para adicionar membros, mas o debate parece inevitável na cúpula, dizem três autoridades brasileiras".

A agência destaca, de uma delas: "O Brasil terá que ceder em algum momento, porque somos realistas e não é da nossa natureza bloquear as coisas. Mas não será bom para nós". No título, "Brasil agora é o principal bastião contra a expansão do Brics, dizem fontes" (abaixo).

Reprodução/Reuters

Até uma semana antes, segundo a Bloomberg, o país tinha a Índia ao seu lado, na resistência à expansão, mas "fontes dizem que ela pode ter aceito a ideia", segundo a Reuters. Indianos como The Hindu, também com fontes anônimas, confirmam:

"A Índia não deve criar grandes obstáculos à expansão, limitando-se a insistir que os novos membros apoiem a reforma do Conselho de Segurança da ONU e atendam vagamente a certos critérios, incluindo um nível mínimo de PIB e de comércio com o bloco."

Segundo sul-africanos como Independent Online, mais de 50 podem se candidatar. Entre os favoritos, de acordo com o noticiário intermitente, Argentina, Arábia Saudita, Bangladesh, Indonésia e Nigéria.

A Bloomberg vem produzindo análises na linha "Como o Brics se tornou um clube de verdade e por que outros querem entrar".

Na direção oposta, de que teriam mais a ganhar se eles se separassem, voltaram os editoriais e artigos de outros veículos ocidentais como Financial Times e a mesma Reuters, esta sob o título "Os Brics se dariam melhor se dissolvendo do que expandindo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.