Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Vídeos horríveis' se espalham por X e Telegram e mudam guerra

Plataformas tomam a frente na transmissão do novo conflito no Oriente Médio, ocupando papel dos canais de notícias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No sábado, o New York Times registrou que, "pelo WhatsApp, israelenses alertam uns aos outros para não olhar o X, 'você pode ver alguém que conhece'". E mais, "pessoas alertam que os vídeos podem ser parte de uma campanha para alimentar o medo entre os israelenses".

O primeiro dia da guerra foi tomado pelas cenas do avanço palestino, em sua grande maioria restritas ao X e, com mais crueza, ao Telegram. Foi o que levou à reação, por exemplo, do ucraniano Volodimir Zelenski nos mesmos Telegram e X: "Hoje, o mundo inteiro viu vídeos horríveis de Israel".

Canais de guerra no Telegram com repercussão no Ocidente, como Rybar, também mudaram seu foco para Israel e Gaza, com mapas e análises sobre equipamento usado etc. —além da correção dos exageros, como o de que o Hamas já estaria próximo da Cisjordânia.

No canal Al Jazeera, do Qatar, a repórter Youmna El Sayed fala ao vivo quando bombardeio atinge a Torre Palestina, em Gaza
No canal Al Jazeera, do Qatar, a repórter Youmna El Sayed fala ao vivo quando bombardeio atinge a Torre Palestina, em Gaza - Reprodução

No final do sábado, começou a destruição aérea dos prédios de Gaza e a cobertura retornou às imagens de palestinos como alvo e aos meios tradicionais. A cena que marcou a troca foi da repórter da Al Jazeera, ao vivo, com o míssil explodindo no primeiro edifício, ao fundo.

Ainda assim, ela se espalhou mais via X, misturada no domingo àquelas de Tel Aviv bombardeada e tanques queimados. O papel da plataforma de Elon Musk e do Telegram de Pavel Durov, neste conflito, lembra o marco que foi a transmissão da CNN há três décadas, em Bagdá.

Russo hoje estabelecido nos Emirados Árabes, Durov não se pronunciou, mas o americano Musk, cada vez mais à vontade na função de publisher, saudou e justificou sua plataforma: "Notícia [news], por definição, é informação nova. X é em tempo real, portanto, a mais nova".

Depois acrescentou: "Como sempre, tente ficar o mais próximo possível da verdade, mesmo em relação a coisas de que você não gosta. Esta plataforma aspira maximizar o sinal/ruído do coletivo humano".

FRACASSO DE INFORMAÇÃO

Foi também através da plataforma que um correspondente do NYT apontou "o fracasso de inteligência dos EUA", não só de Israel, sublinhando que o assessor de Segurança Nacional afirmava, há uma semana, que o Oriente Médio vivia seu estado "mais calmo" em décadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.