Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Europa encara 'perspectiva aterrorizante' da volta de Trump

Site Politico vê temor europeu de ex-presidente 'abandonar Otan', parte do 'cenário de pesadelo' para o continente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CBS noticia que Donald Trump estará na abertura de um de seus muitos julgamentos, nesta segunda (2) em Nova York. Em vez de ser acuado, ele acrescenta os processos à sua agenda eleitoral.

Na Califórnia, no fim de semana, por plataformas como Rumble, o ex-presidente foi ao ataque contra o governador democrata, possível substituto de Joe Biden, se este aceitar não concorrer.

A CNN anota que "as esperanças começam a desaparecer", de que seja outro o candidato republicano. Na Europa, depois de uma pesquisa da ABC que mostrou Trump com 51% e Biden com 42%, o temor vai além.

Reprodução

Na capa da edição europeia do Politico, do grupo alemão Axel Springer, "Poderá a Europa sobreviver a Trump 2.0?", ele que já falou em "abandonar a Otan" e agora promete acordo de paz com a Rússia.

Sua volta "é um cenário de pesadelo para europeus", diz a reportagem, que teria ouvido mais de duas dezenas de diplomatas do continente. O abandono da Otan pelos EUA "é uma perspectiva aterrorizante".

No russo Izvestia, o historiador Andrey Kortunov prevê, com Trump, maior controle dos recursos para a Ucrânia e menor pressão por "valores liberais" sobre Turquia, Arábia Saudita, Vietnã "e até a Índia".

No Guardian, de Londres, o historiador Timothy Garton Ash antecipa "emergência para a Europa e crise para o Ocidente". No título, "A menos que Biden saia de lado, mundo deve se preparar para Trump".

No Financial Times, com o enunciado "O que mundo deve esperar de um segundo mandato de Trump", o colunista Janan Ganesh destaca a "ameaça" para a Otan. "Mais importante, Trump está posicionado para aliviar o peso das relações EUA-China."

FACEBOOK E GOOGLE VS. TELEGRAM E X

New York Times e Die Welt, também do Axel Springer, publicaram longos relatos sobre problemas na "indústria de checadores" de fake news. Ela se tornou "dependente de empresas de mídia social" e agora, "se a Meta [Facebook] cortar o orçamento para verificação por terceiros, poderá ser dizimada".

O jornal alemão, com texto crítico, cobriu uma conferência europeia sobre "o futuro da verificação de fatos". Questionando "a duvidosa 'missão' dos fact-checkers", sublinhou que, contando com dois representantes do Google, o evento acabou se concentrando nos ataques ao Telegram e ao X.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.