No Corre

Paulo Vieira, do Jornalistas que Correm, fala tudo sobre corrida –mesmo aquilo que você não deveria saber

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

No Corre
Descrição de chapéu atletismo

A nova cara, cara, dos tênis de corrida

Ganho de energia por conta da responsividade reduz seu pace em 12 segundos?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mundo era claramente outro no fim dos anos 1970, quando o estadunidense James Fixx lançou o livro ainda hoje canônico da corrida, cuja versão brasileira ganhou o nome de "Guia Completo de Corrida".

A atividade fez com que o autor, antes fumante inveterado, abandonasse os 40 cigarros diários e perdesse quase ⅓ de seu peso, mas não o livrou de um infarto fulminante aos 52 anos –justamente quando corria. Fixx tinha um antecedente familiar: seu pai havia morrido do coração ainda mais jovem, aos 43 anos.

Em seu best-seller, Fixx ensinava ao leitor coisas como fazer um calção: bastava cortar o tecido das pernas da calça jeans. Vai vendo. O autor e o mundo ainda não haviam sido plenamente apresentados aos estratagemas da indústria de calçados esportivos, e Fixx talvez ficasse com muitas pulgas atrás das orelhas ao ouvir falar de coisas como "responsividade".

Esse substantivo é hoje utilizado sem qualquer cerimônia pelos fabricantes para falar da suposta capacidade de seus tênis de corrida de devolver, como energia, o esforço muscular empreendido na primeira parte da passada, quando o pé toca o chão, na chamada aterrissagem.

(Fixx provavelmente também diria que só aviões, helicópteros e o Dadá Maravilha aterrissavam, mas bola pra frente.)

A Nike chega mesmo a indicar um coeficiente de responsividade de seu tênis Zoom X, que é, segundo os parças do Oregon, de 85%. Isso supostamente se deve à espuma futurista utilizada na entressola do calçado.

Cumpre dizer que o storytelling da indústria tem ficado mais convincente, especialmente depois do advento das placas de carbono, que ajudariam, novamente segundo os fabricantes, a poupar energia nos movimentos de corrida. Consequência disso: o cascalho ficaria mais veloz.

No caso de outro tênis da Nike, o Vaporfly, até 4% mais veloz.

Quem corre regularmente sabe a dificuldade desgraçada que é baixar, digamos, 10 segundos de seu ritmo (ou "pace", em inglês, resultante da equação tempo por quilômetro).

Guardadas as condições atmosféricas e topográficas, corredores como eu, de pace 5 (um "K" a cada 5 minutos), passam uma encarnação para baixar seu tempo para 4'50". Se eu colocasse um Vaporfly nos pés, como por milagre, correria a 4'48".

Conta outra.

Não pretendo aqui afirmar que os investimentos em tecnologia das marcas são mais dignos da literatura de ficção, na linha quem sabe do realismo fantástico latino-americano, haja vista a quebra da barreira das duas horas na maratona, algo perseguido e concretizado pela indústria.

Mas é preciso estar atento: o corredor amador dificilmente irá se beneficiar desses supostos saltos tecnológicos que entusiasmam pequenos grupos de envolvidos.

Do ponto de vista do custo/benefício, valha-me Deus: hoje uma edição qualquer do Vaporfly bate nos R$ 1.800, três a cinco vezes mais caro do que um, digamos, Fila Kenya Racer, um tênis bastante bom para o serviço público apesar do inexorável e precoce rompimento do tecido do cabedal na altura dos dedões.

(A Fila também fala em responsividade, fazer o quê.)

Devo dizer que já fui muito fã de um Nike, o Nike Free, a primeiríssima edição, com seu "drop" mínimo e peso insignificante. Mas o minimalismo passou, assim como o entusiasmo pela corrida descalça, para o bem da indústria de calçados esportivos.

Afinal, como justificar valor agregado quando o estado da arte é não ter quase nada nos pés?

A propósito, cortei uns jeans para fazer uns shorts para correr, mas não recomendo: tive sérios problemas com o zíper.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.