O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Saiba como surgiu o bentô cake, bolinho com mensagens 'ácidas'

Mandei um à minha editora, para agradecer pela nova coluna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Marcella Franco, editora desta Folhinha, vai fazer aniversário na próxima segunda-feira (16). Como acabou de me convidar para escrever essa coluna aqui a partir de agora, achei por bem me antecipar e mandar um bolo de presente para ela.

Mas não um bolo tão grande assim para não dar muita pinta de puxa-saco... Comprei um desses bentôs cakes, bolinhos instagramáveis que estão na moda por trazerem frases que lembram memes. Já ganhou um?

Bentô cake da Lariê Brigaderia - Ronny Santos/Folhapress

O que são os bentôs cakes?

Os minibolos, com 10 centímetros de diâmetro (tamanho de um pão de hambúrguer) e cerca de 300 gramas, nasceram na Coreia do Sul e chegaram por aqui há dois anos pelas mãos de confeitarias coreanas do bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

São bolinhos individuais (ok, dá para dividir com alguém), feitos para se presentear. Em geral, eles vêm numa embalagem de papelão ou de isopor. Acontece que o nome bentô é de origem japonesa. Bentô é uma espécie de marmita que os japoneses preparam para comer fora.

Esse bonequinho que aparece na cobertura tem nome?

Os bentôs cakes se popularizaram de verdade quando o bonequinho e suas frases engraçadas e ácidas começaram a vir desenhados na cobertura de chantilly ou buttercream. Se for menino, o nome dele é Flork. Se for menina, Florka.

O personagem acabou de completar 10 anos em 21 de janeiro passado. Ele nasceu como um fantoche feito de meia, desenhado toscamente, numa série de quadrinhos online chamada "Flork of Cows".

Flork acabou inspirando outras tirinhas, como "Hey Man, You See That Guy Over There", e foi ganhando popularidade nas redes. Até que o personagem passou a ser usado para zombar de pessoas que faziam comentários impopulares na internet.

O que eu escrevi no presente da Marcella?

Mandei um cartão agradecendo o convite e um bentô cake com a frase: "Não fez mais que sua obrigação". Será que ela gostou? Espero que eu possa voltar na semana que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.