O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Conheça personagens clássicos que foram inspirados em pessoas reais

O Curioso revela de onde veio parte da criatividade dos escritores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quantas vezes nós nos surpreendemos com a criatividade de nossos escritores preferidos! Ficamos imaginando como é que aqueles personagens tão diferentões foram criados. Só que... surpresa! Até mesmo clássicos da ficção podem ter sido inspirados em fatos e personagens de verdade, sabia?

Eu resolvi entregar alguns deles.

Cena de 'As Aventuras de Tintim' (2011), dirigido por Steven Spielberg
Cena de 'As Aventuras de Tintim' (2011), dirigido por Steven Spielberg - Divulgação

Alexander Selkirk (Robinson Crusoe)
O marinheiro escocês Alexander Selkirk (1676-1721) reclamou das condições do navio em que viajava, o Cinque Ports, e pediu que o deixassem numa ilhota chamada Más-a-Tierra, no Pacífico Sul, a 670 quilômetros da costa do Chile (hoje bastante procurada por turistas).

Isso aconteceu em setembro de 1704. Ele desceu da embarcação apenas com uma espingarda, um facão e uma Bíblia.

Viveu ali sozinho quatro anos e quatro meses até ser resgatado pelo galeão inglês St. George, em 1º de fevereiro de 1709. Essa foi a fonte de inspiração para Daniel Defoe escrever "A Vida e Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoe de York, Marinheiro".

William Brodie (Dr. Henry Jekyll e Mr. Edward Hyde)

William Brodie (1741-1788) era um homem de negócios respeitado e fazia parte do conselho da cidade de Edimburgo, na Escócia. Isso durante o dia.

À noite, descobriu-se que ele era chefe de uma quadrilha de ladrões. O escritor Robert Louis Stevenson ficou fascinado com a história desse compatriota de dupla personalidade e escreveu "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde", em 1886.

Palle Huld (Tintim)

Em 1928, para celebrar o centenário do nascimento do romancista francês Júlio Verne, o jornal dinamarquês "Politiken" promoveu um concurso entre adolescentes do país. O vencedor da competição teria a chance de escrever reportagens em uma volta ao mundo, com todas as despesas pagas.

Mas não em 80 dias, como na história de Verne. O vencedor teria, no máximo, 46 dias.

O ganhador foi Palle Huld, de 15 anos, que passou por Inglaterra, Escócia, Canadá, Japão, Coreia, China, União Soviética, Polônia e Alemanha em 44 dias.

A façanha chegou aos ouvidos do escritor e desenhista belga Hergé, que lançou Tintim no ano seguinte. Huld se tornaria um ator de sucesso em seu país. Ele morreu em 2010, aos 98 anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.