O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Primeiro sorvete do Brasil chegou pelo Rio de Janeiro em 1834

Para que não derretesse, dono da loja trouxe de navio 217 toneladas de gelo dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como você vai comemorar esse Dia do Sorvete? Eu vou com uma bola de limão e outra de chocolate belga na casquinha, minha combinação preferida.

O 23 de setembro foi escolhido por ser a data de fundação da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete), no ano de 2002.

Sorvete de casquinha - Karime Xavier/Folhapress

Existem diversas versões para a origem do sorvete. A maioria dos historiadores acredita que ele foi criado na China, há cerca de 3.000 anos. Nessa época, a iguaria era uma pasta de leite de arroz misturado com neve, e ficava parecido com uma raspadinha.

No século 13, a receita chegou na Itália pelas mãos do explorador Marco Polo e depois se espalhou pela Europa.


Qual é a origem do nome "sorvete"?

A raiz está no árabe "shurba", usada para designar o suco de frutas. Das arábias migrou para a Turquia, onde se tornou "sherbet". Essa palavra era utilizada especificamente para as bebidas frias.

Foi na Europa que os malabarismos linguísticos passaram a se encontrar com o que hoje conhecemos como sorvete. Na França, a receita passou a se chamar "sorbet", enquanto na Itália virou "sorbetto". De lá, veio ao Brasil e se transformou em sorvete.

"A troca do "b" pelo "v"pode ter relação com a palavra "sorver", que significa aspirar com a língua. Já a palavra "picolé" tem uma trajetória mais curta. Surgiu como uma adaptação do italiano "piccolo sorbetto".

Quando o sorvete chegou ao Brasil?

O sorvete chegou primeiro ao Rio de Janeiro, ainda na monarquia. No dia 23 de agosto de 1834, Lourenço Fallas inaugurou na corte duas casas que vendiam sorvetes e produtos gelados, uma no Largo do Paço e outra na Rua do Ouvidor.

Para garantir que o produto não derretesse, comprou 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, que foram trazidos para o Brasil pelo navio Madagascar. O gelo foi envolto em serragem e enterrado em buracos —com a técnica, durou cinco meses.

E em São Paulo? "Sorvetes todos os dias às 15 horas, na Rua Direita nº 14″ foi o anúncio colocado em 4 de janeiro de 1878 no jornal "A Província de São Paulo" por uma das primeiras sorveterias da capital paulista.

Como ainda não existia uma maneira de conservar o sorvete gelado por muito tempo, ele deveria ser consumido logo depois do preparo. Por isso a propaganda trazia o horário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.