O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Por que a abóbora virou símbolo do Halloween? Marcelo Duarte responde

Veja esta e outras curiosidades sobre o Dia das Bruxas americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando eu nasci, num muito, muito distante 31 de outubro, ninguém falava em Halloween por aqui. Só fui descobrir que tinha nascido no Dia das Bruxas já adolescente, numa escola de inglês.

Na última aula de outubro, éramos incentivados a usar uma fantasia horripilante e batíamos nas casas do quarteirão com a tenebrosa pergunta: "Tricks or Treats?" ("Travessuras ou Gostosuras?").

Lêmures comem abóbora no Halloween de zoológico na Bélgica - REUTERS

Os vizinhos não entendiam nada, coitados!


Halloween e Dia das Bruxas são a mesma coisa?

Sim. Antigamente, as pessoas acreditavam que bruxas e fantasmas apareciam na noite anterior ao Dia de Todos os Santos ("Hallow’s Day", em inglês), para bagunçar a comemoração Nos Estados Unidos, o 31 de outubro recebeu o nome de "Halloween", adaptação da frase celta "All Hallow Eve", que significa "Véspera de Todos os Santos".

Começamos a chamar de "Dia das Bruxas" no Brasil, mas fantasmas, espíritos e todos os tipos de assombrações também estão convidados.

Como nasceu essa história?

Nasceu com uma lenda dos druidas, sacerdotes dos celtas, povo que habitava a Inglaterra por volta do ano 200 a.C.. Na noite de 31 de outubro, segundo eles, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reúnem para uma grande festa.

Os celtas acendiam fogueiras nas áreas rurais. O medo que a comemoração causava foi sendo esquecido, e ela se transformou numa grande folia para a garotada.

A chegada de irlandeses, ingleses e escoceses na América do Norte, por volta de 1800, levou a tradição para os Estados Unidos, onde conquistou rapidamente as crianças e, depois, ganhou as de muitos países do mundo.

A festa era chamada de "samhain", que significa "fim do outono".


Por que uma abóbora iluminada se transformou no símbolo do Halloween?

O símbolo mais famoso da festa também veio de uma antiga lenda irlandesa. Contavam que um homem chamado Jack, depois que morreu, ficou vagando pelo mundo com uma lanterna feita de nabo, que tinha um pedaço de carvão aceso dentro.

As pessoas, então, colocavam lanternas de vegetais nas portas e nas janelas das casas para afugentar Jack e outros espíritos maus nas noites de Halloween. O costume de usar abóboras surgiu depois que a festa chegou aos Estados Unidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.