O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Taça da Copa tem posse transitória e espaço limitado para nomes dos campeões

Marcelo Duarte conta curiosidades sobre o troféu mais cobiçado do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde o início das Copas, em 1930, apenas dois modelos de taças foram oferecidos aos campeões. O Brasil conquistou a posse definitiva da primeira, a Taça Jules Rimet, em 1970, ao se tornar a primeira seleção a vencer três vezes a Copa do Mundo.

A partir de 1974, a Copa ganhou um novo troféu: a Taça do Mundo Fifa. Só que a regra da posse definitiva não existia mais. Do contrário, a Alemanha já teria ficado com ela, pois conquistou a competição em 1974, 1990 e 2014.

Trabalhadores sentados ao lado de uma réplica da taça da Copa do Mundo, do lado de fora do estádio de Lusail - 10.nov.2022-Marko Djurica/REUTERS

A taça tem posse transitória. O campeão mundial fica com ela por quatro anos para depois devolvê-la na Copa seguinte e receber uma réplica.

Quem desenhou a Jules Rimet?

A Taça Jules Rimet, inicialmente chamada de "Vitória das Asas de Ouro", foi confeccionada pelo artesão francês Abel Lafleur em 1929, para ser oferecida aos vencedores da primeira disputa, que aconteceu no ano seguinte, no Uruguai. Lafleur demorou 90 dias para executar o trabalho.

Em 1946, a taça passou a se chamar Jules Rimet, em homenagem ao principal idealizador do torneio e presidente da Fifa entre 1921 e 1954. O esboço do desenho foi feito pelo próprio Jules Rimet. A mulher com asas representa Nike de Samotrácia, a deusa grega da vitória, escultura que está no Museu do Louvre, em Paris.

A Taça Jules Rimet tem 35 cm de altura e pesa 3,8 quilos. Ela foi feita de prata e coberta com outro platinado. Na base, feita com a pedra semipreciosa lápis-lazúli, há uma placa de ouro em cada um dos quatro lados na qual foram gravados o nome da taça e de cada um dos vencedores entre 1930 e 1970.

O novo troféu foi feito pela mesma pessoa?

Não, não. Para a Copa de 1974, foi confeccionada a Taça do Mundo Fifa. Ela mede 36 centímetros e pesa 6,175 quilos, sendo 4,9 quilos de ouro puro. Foi criada em 1971 pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga. Ele ganhou um concurso promovido pela Fifa, dentre 53 projetos vindos de todo o mundo. Seu desenho traz dois atletas levantando o globo terrestre sobre suas cabeças.

Na base, há duas faixas feitas com malaquita, uma pedra semipreciosa, além da gravação do nome "Copa do Mundo da Fifa" nos três idiomas oficiais da entidade (francês, inglês e espanhol).

Será que a Taça do Mundo Fifa vai ficar sendo disputada para sempre?

Uma boa pista está na parte de baixo do troféu. Ali estão gravados os nomes de cada campeão mundial desde 1974. Há espaço para gravar dezessete nomes. O último será o da Copa de 2038. Não se sabe o que será feito depois dessa data.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.