O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Entenda de onde vem a expressão 'acabar em pizza'

Veja curiosidades sobre as redondas, cuja história começou 6.000 anos atrás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Dia da Pizza será comemorado na próxima segunda-feira (10). A data passou a ser celebrada em 1985 por causa de um concurso que elegeu as dez melhores pizzas muçarela e marguerita de São Paulo.

Empolgados com o sucesso do evento, os organizadores escolheram a data de seu encerramento, 10 de julho, para eternizar os festejos.

Quando a pizza foi inventada?

A história da pizza começou há 6.000 anos com os egípcios. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, que era assada em tijolos quentes.

A novidade foi para a península da Etrúria, na Itália. A palavra "pizza" vem do latim "picea", que designa algo torrado pelo fogo. No país, o prato foi o principal alimento dos pobres do Sul.

Como foi que a pizza ficou do jeito que a conhecemos hoje?

Foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e comida como sanduíche. Quem podia colocava queijo, linguiça ou ovos por cima.

Prato do Elea Forneria, restaurante do chef Enrico Villelana na zona norte de São Paulo
Pizza feita em São Paulo - Divulgação

A partir do século 16, a novidade começou a ser apreciada na corte da Nápoles. Porém, tinha formato retangular.

A forma arredondada só foi adotada durante a Segunda Guerra Mundial. Além de dar menos trabalho na hora de abrir a massa, a pizza redonda evitava desperdícios. Afinal, para deixar o prato retangular era necessário cortar as bordas.

Já que estamos no final da coluna, nos diga como surgiu a expressão "acabar em pizza"?

Entre 1964 e 1965, existia uma oposição feroz no Palmeiras. Certo dia, situação e oposição se reuniram para uma reunião do conselho. O jornalista Milton Peruzzi, que cobria o Palmeiras para "A Gazeta Esportiva", pressentiu que daquele encontro sairia a manchete da edição do dia seguinte.

Foi cedo para o Parque Antártica e ficou acompanhando tudo o que acontecia. Recebia o tempo todo lá de dentro notícias de que os ânimos estavam exaltados e que a reunião não terminaria bem.

Às 11 da noite, depois de quase 14 horas de reunião, Peruzzi ligou para a redação e recebeu um ultimato do redator-chefe Olímpio da Silva e Sá: "Não dá para segurar muito mais. Daqui a meia hora, vamos ter que rodar o jornal".

"Para minha sorte, às 23h15, 23h20, os conselheiros saíram da sala, só que abraçados, falando que tinham chegado a um acordo", contou Peruzzi em entrevista.

Convidaram o repórter para comer pizza com eles no que parecia ser uma grande confraternização. Peruzzi ligou para o jornal para dar a notícia e ouviu de Olímpio:

– Como acabou aí?

– Acabou em pizza! – sintetizou bem Peruzzi.

No dia seguinte, a capa do jornal estampou a manchete: "Reunião-bomba no Palmeiras acaba em pizza". A expressão pegou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.