Oscar Vilhena Vieira

Professor da FGV Direito SP, mestre em direito pela Universidade Columbia (EUA) e doutor em ciência política pela USP. Autor de "Constituição e sua Reserva de Justiça" (Martins Fontes, 2023)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Oscar Vilhena Vieira
Descrição de chapéu Folhajus

Declínio da liberdade de expressão

Ninguém frauda eleição sem antes provocar a erosão do direito à informação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A liberdade de expressão entrou em declínio na última década, como aponta o Relatório Global sobre Liberdade de Expressão (2019-2020), recentemente publicado pela organização não governamental Artigo 19. A partir da análise de 25 indicadores, coletados pelo V-Dem Institute, em 161 países, o Artigo 19 criou uma escala que vai de 0 a 100, dividida em cinco categorias de proteção à liberdade de expressão: crise, altamente restrita, restrita, pouco restrita e aberta.

Ao menos 51% da população mundial, ou seja, cerca de 3.9 bilhões de pessoas vivem em países em que o direito à informação e à liberdade de expressão encontram-se em forte “crise”, pois não ultrapassaram mais que 20 pontos na escala estabelecida pelo Artigo 19.

Embora o Brasil não se encontre nesse grupo, que inclui China, Turquia, Índia e Bangladesh, o país foi aquele em que a liberdade de expressão mais declinou na última década. Saímos da posição de país “aberto”, com 89 pontos, em 2009, para a categoria de país com liberdade de expressão “restrita”, com 46 pontos, em 2019. O que mais impressiona e preocupa, no entanto, é o fato de que o Brasil caiu, apenas no ano de 2019, 18 pontos.

Diversos fatores contribuíram para esse acentuado declínio, conforme o relatório, que destaca a violência e intimidação de jornalistas, a desqualificação e estigmatização de órgãos de imprensa, como “inimigos do povo”, e a adoção de estratégias de desinformação por parte da administração, seja pela redução do acesso a dados oficiais, seja pela difusão de notícias falsas. Fato que se agravou com a pandemia. O relatório faz referência direta a campanhas de difamação voltadas contra jornalistas mulheres, como Bianca Santana e Patrícia Campos Mello, covardemente atacadas em sua honra e dignidade, por exercerem com independência a profissão. Também alerta para a intimidação de defensores de direitos humanos e do meio ambiente.

Outras estratégias que têm sido usadas para restringir a liberdade de expressão e informação envolvem, paradoxalmente, o próprio Poder Judiciário, que deveria ser o guardião dessas liberdades. Tem se tornado cada dia mais comum a propositura de centenas de ações, ao redor do país, contra um mesmo jornalista, impedindo que esse consiga se defender, num claro caso de “assédio judicial”.

Mais recentemente, temos também testemunhado o emprego sistemático da Lei de Segurança Nacional (lei 7.170, de 1983), com o objetivo exclusivo de coagir e intimidar os críticos e opositores do presidente da República. O mais grave é que essa conduta da cúpula do governo federal tem inspirado atos difusos de repressão à liberdade de expressão em diversas partes do país, difundindo o medo e a censura. É o efeito guarda da esquina, que o Supremo Tribunal Federal terá a oportunidade de corrigir em breve.

O relatório, por fim, faz uma constatação que deveria acender mais um sinal de alerta para todos aqueles que têm compromisso com a democracia liberal no Brasil, mesmo os que ainda acham que está tudo funcionando normalmente. A supressão de “eleições limpas”, no contexto da recente onda global de populismo autoritário, tem sido invariavelmente precedida de um forte declínio na proteção da liberdade de expressão e expansão da desinformação. A lição é simples, ninguém frauda eleição sem antes provocar a erosão de liberdade de expressão e do direito à informação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.