Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Escola ignora governo brasileiro e diz que adotará orientações da França contra coronavírus

Colégio determinou quarentena para estudantes que viajaram para países com contaminação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Au revoir A Escola Francesa de Brasília enviou comunicado a pais de alunos dizendo que seguirá recomendações do Ministério Francês da Solidariedade e Saúde. O colégio determinou quarentena para estudantes que viajaram a países com casos de coronavírus, o que contraria orientações do governo brasileiro.

Pressão Infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Antonio Bandeira diz que o caso confirmado da doença da adolescente de São Paulo reforça a tese de que o Ministério da Saúde erra ao levar em consideração a necessidade da febre como critério para a realização de testes.

Pressão 2 "A doença não lê protocolo do ministério. O cara vai tossir, não tem febre, dizem que não tem nada. Ele vai para casa e contamina a família e os amigos", afirmou. "A gente precisa fazer com que eles [Ministério da Saúde] se expliquem. A febre não tem relação com a transmissão. O sintoma respiratório, sim", diz Bandeira.

Outro lado

O Ministério da Saúde afirmou, nesta sexta-feira (6), após a publicação no Painel, que a decisão do médico é soberana e que a febre pode não estar presente em alguns casos, como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que, em algumas situações, possam ter utilizado medicamento antitérmico. “Ele [o médico] pode e deve notificar e investigar. No entanto, como definição operacional, não iremos considerar febre de todos.”

Segundo o ministério, a definição clínica é diferente de definição operacional. “É importante esclarecer que o fato de não preencher critério e não ter exame laboratorial colhido, de modo algum, exclui a necessidade de que haja as orientações e recomendações para prevenção”, diz a nota. “Independentemente do patógeno, de ser notificável ou não, as recomendações de etiqueta respiratória como, lavagem de mãos com água e sabão devem ser orientadas a todo paciente, independente da etiologia”, completa.


A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta sexta (6) clique abaixo:  

PM de São Paulo matou mais do que deixou feridos em 2019

Deputados evangélicos vão a Moro e Damares contra cassinos no Brasil

Bolsonaro não convence aliados sobre Orçamento impositivo

AGU pede informações a Economia e Justiça sobre repasse de R$ 1,14 bi a estados

Câmara faz pregão de R$ 4,6 milhões para contratar até blindado

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.