Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

General diz que foi demitido por resistir a nomear amigo de Flávio Bolsonaro

Militar diz não ter falado com presidente desde então

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ex-secretário do Esporte, o general Décio Brasil diz acreditar que foi exonerado por ter resistido a atender a um pedido de Jair Bolsonaro, de nomear a um cargo um amigo de Flávio Bolsonaro. “Talvez tenha desagradado o presidente”, disse. “Como ele é impulsivo, tomou a decisão”. O general diz que acabou aceitando a indicação, mas que ficou numa saia-justa. “Um subordinado que não falava comigo, que me disse que só conversaria com o ministro, com o presidente ou com o senador”.

De casa Padrinho de casamento de Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), Marcelo Magalhães foi nomeado chefe do Escritório de Governança do Legado Olímpico, órgão que administra o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no fim de janeiro. Em 27 de fevereiro, foi colocado no lugar do general, exonerado do cargo de secretário Especial do Esporte.

Legado “Infelizmente, o nosso trabalho está sendo jogado no lixo e a gente fica frustrado”, afirma Décio Brasil. O general diz não ter falado com Jair Bolsonaro desde então e que ninguém nunca explicou oficialmente sua exoneração. “O presidente não me deve satisfação, porque o cargo é dele e ele coloca lá quem ele quiser”.

Troca-troca Magalhães é o terceiro a chefiar a pasta no governo Bolsonaro.

O ex-secretário de Esporte, general Décio dos Santos Brasil
O ex-secretário de Esporte, general Décio dos Santos Brasil - Pedro Ladeira/Folhapress

Confira a entrevista completa abaixo.

Por qual motivo o senhor foi exonerado?

Só pode ter um. O resultado do nosso trabalho foi muito bom. E, de repente, fui surpreendido com a exoneração. Não esperava. Acho que o principal motivo foi o fato de eu ter sido reticente na nomeação do Marcelo Magalhães para o escritório do Rio—Escritório de Governança do Legado Olímpico, órgão que administra o Parque Olímpico da Barra. Talvez isso tenha desagradado o presidente, porque a minha exoneração já foi junto com a nomeação dele para o meu lugar.

Por que o senhor não queria o indicado do presidente?

Eu não conhecia o Marcelo. O secretário de Esporte é o ordenador de despesa do Parque Olímpico da Barra. Não conhecia, até hoje eu nunca vi esse cara. Eu cheguei a falar pro presidente, duas vezes, que eu precisava de alguém da minha confiança lá porque a documentação ia do Rio para Brasília, para ordenar despesas. Precisava de alguém para fazer a conferência burocrática dos gastos lá. E eu queria uma pessoa de confiança para não precisar ficar fiscalizando o trabalho dos outros. Embora o presidente dissesse que era da confiança dele, eu tinha essa reticência, de aceitar.

Mas o senhor aceitou no final. Por quê?

Aceitei, ele foi nomeado. Estava acordado com o ministro Osmar Terra e com o presidente. Mas, com a chegada do ministro Onyx, eu acho que fui enfático abordando esse assunto. Eu disse sobre a dificuldade que eu ia ter, porque o tal do Marcelo não queria falar comigo. Ele foi nomeado, eu chamei ele pra conversar, ele disse que não ia me dar satisfação, mas ele me devia satisfação, porque o escritório do Rio é subordinado à secretaria. Ele falou que não ia conversar comigo, que só ia conversar com o ministro, com o presidente ou com o senador.

E como ficou a situação?

Eu fiquei em uma saia-justa, com um subordinado que não queria falar comigo. Eu tentei falar com ele por duas vezes. Ele disse que se tivesse tempo iria falar comigo. Isso não podia acontecer num caso de subordinação. Um subordinado que não queria falar comigo.

O pedido de nomeação foi feito pelo presidente?

Eu sempre tive essa informação pelo presidente da República.

Como foi a primeira vez do pedido?

Marcelo é um conhecido antigo do presidente. Eu disse que ele poderia integrar o escritório do Rio, mas que eu precisava de alguém da minha confiança como chefe. O presidente entendeu isso. Acho que as reportagens começaram a incomodar o presidente. Como o presidente é impulsivo, ele tomou essa decisão. Ele [Marcelo] tomou dia 5 de fevereiro, eu chamei ele pra uma reunião, ele não foi. Nunca vi ele pessoalmente. Só conheço da fotografia que vi na imprensa. Nunca vi a cor dos olhos dele. Era muito difícil para mim, como chefe, aceitar essa situação.

E como foi a sua saída?

O ministro Onyx que me transmitiu que ele precisaria do meu cargo, um dia antes da publicação no diário oficial. Não disse nada além disso. A reunião não demorou mais de três minutos. Eu falei ‘sim, senhor’ e fui embora.

E depois o sr. não falou mais com o presidente?

Eu não sei o real motivo, ninguém me informou nada. O presidente não me deve satisfação, porque o cargo é dele e ele coloca lá quem ele quiser.

Qual sua opinião sobre a demissão?

Fiquei surpreso. Achava que minha situação era estável. A gente tinha um planejamento pronto. É frustrante. Ficamos tristes. Tivemos o cuidado de tirar as pessoas que estavam remando contra para colocar pessoas que vestissem a camisa. Fizemos um bom saneamento. A Lei de Incentivo não teve nenhum problema. Ganhamos credibilidade com as entidades que usam da lei. Aumentou muito a credibilidade. Transformamos tudo em uma coisa muito transparente. A aproximação que tivemos com o meio esportivo também foi bem importante. Estávamos parceiros do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Como o sr. acha que fica a credibilidade da secretaria agora?

Torço muito para que as coisas deem certo. Tenho boa parte da minha vida ligada ao esporte. Torço para que o esporte continue no caminho. Nunca conversei com o meu substituto, então não sei qual é a linha de ação dele. Espero que as entidades continuem confiando, que tenha credibilidade e honestidade.

Fico satisfeito pela equipe vitoriosa que eu tive a oportunidade e honra de chefiar. Fui técnico de um time que foi vitorioso. Você não ouve falar em nenhum momento que a secretaria não cumpriu a função para a qual ela é destinada. Isso não é fruto do meu trabalho pessoal, foi fruto da equipe. Infelizmente, o nosso trabalho está sendo jogado no lixo e a gente fica frustrado. A gente tava trabalhando pelo Brasil, pelos atletas, pelas comunidades esportivas.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta sábado (7) clique abaixo:  

Investidor estrangeiro vê reformas travadas e Guedes sob pressão

A um mês de fim de prazo, Aliança tem menos de 2% de assinaturas necessárias

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.