Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Falta de pagamento interrompe compra de 116 respiradores pelo Rio de Janeiro

Equipamentos seriam embarcados nesta quarta (29), mas faltou pagar os exportadores na China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma compra de 116 respiradores pelo Rio de Janeiro foi interrompida nesta quarta-feira (29) por falta de pagamento por parte da gestão Wilson Witzel (PSC).

Os equipamentos seriam embarcados na China para chegarem ao Brasil no começo da semana, o que não acontecerá mais e poderá afetar o cronograma de entrega do hospital de campanha do estádio do Maracanã.

A responsável pela compra é a organização social Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), que opera vários hospitais em São Paulo e Rio de Janeiro. A organização aguardava a transferência de R$ 80 milhões pelo governo do Rio para fazer o pagamento à empresa chinesa que exporta os respiradores. Como o valor não foi pago, não foi feita a operação.

Construção de hospital de campanha no complexo do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que será gerido pelo Iabas
Construção de hospital de campanha no complexo do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que será gerido pelo Iabas - Mauro Pimentel - 2.abr.20/AFP

A Folha revelou que o Iabas foi contratado por R$ 835 milhões para construir e administrar os 1.400 leitos dos sete hospitais de campanha no estado, entre eles, o do estádio do Maracanã.

Com o fracasso na tentativa de compra dos respiradores, a inauguração do hospital no estádio pode atrasar. Na China, o feriado do 1º de maio é prolongado, e o contato com empresas do país tende a ser irregular nessa semana. Por isso, a frustração com a transação desta quarta (29) pode se arrastar por mais tempo.

Procurada pelo Painel, a gestão Wilson Witzel (PSC) não enviou resposta.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.