Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Hospital em que Bolsonaro criou aglomeração ainda aguarda liberação do Ministério da Saúde para funcionar

Impasse se arrasta 11 dias após presidente abraçar seguidores no local e ser criticado por Mandetta e Caiado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que crise? Primeiro hospital de campanha anunciado pelo governo federal para o combate ao coronavírus, a unidade de Águas Lindas (GO) empacou por falta de um documento que não sai do Ministério da Saúde. Segundo pessoas envolvidas, a estrutura está pronta e deveria ser entregue nesta quarta (22), mas falta um papel cedendo a gestão ao governo do estado. Sem isso não é possível iniciar o atendimento médico. Quatro pedidos foram enviados à pasta e não houve nenhuma resposta.

Burocracia O impasse ocorre 11 dias após a visita de Jair Bolsonaro ao hospital, onde abraçou seguidores e criou aglomeração para desgosto de seu então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e do governador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

No osso A secretaria de Saúde de Goiás também quer saber quem vai providenciar os 40 respiradores e outros equipamentos necessários para equipar as UTIs previstas para a unidade federal. Outros 160 leitos serão de atendimento semi-intensivo. Autoridades locais relatam dificuldade em comprar estes aparelhos.

Outro lado Em nota, o Ministério da Saúde disse que está concluindo os trâmites administrativos internos para a liberação de equipamentos que serão instalados no hospital. A pasta afirmou ainda que todos os leitos no local serão de baixa complexidade e que a gestão da unidade de campanha é de responsabilidade do estado.


TIROTEIO

Isso não é uma gripinha. O presidente Bolsonaro mente. O Senhor vai cobrar das autoridades a morte do povo brasileiro
De Sargento Silvano, vereador (PSD) em Belém e bolsonarista, após ele, sua esposa e seus pais terem sido contaminados pelo coronavírus


Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.