Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Osmar Terra volta a cometer erros ao falar de coronavírus após desmoralização

Ex-ministro usou gráfico ultrapassado e disse equivocadamente que EUA haviam chegado a pico de mortes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De novo O ex-ministro Osmar Terra voltou a se equivocar ao defender que a pandemia vai ceder independentemente de quarentenas. Neste domingo (12), o deputado federal (MDB-RS) escreveu nas redes sociais que o contágio chegou ao pico nos EUA e começa a diminuir.

Quente Líder de um movimento que quer tirar Mandetta da Saúde, Terra disse também que "a mortalidade mais baixa" no Brasil tem a ver com a temperatura e que podemos já ter chegado ao pico.

"Como previmos contágio da Cov-19 já chegou no pico nos EUA e Europa e começa a diminuir no mundo inteiro. Está se cumprindo a curva natural das viroses independente das quarentenas", escreveu Terra.

Erros O deputado usou gráfico de 7 de abril sobre os EUA, que mostrava uma queda. No entanto, desde então o número de mortes diárias nos EUA (média de 3 dias) cresceu: era 1.277 e, no domingo (12), chegou a 1.930, de acordo com o site que Terra ali usa como referência, Our World in Data. Não há, até o momento, nada que indique que a temperatura seja determinante na transmissão do vírus. No Brasil, Manaus e Fortaleza têm sido fortemente atingidas.

Histórico Como mostrou o Painel, o ex-ministro está desmoralizado em suas próprias palavras após ter afirmado que não haveria nem 1.000 mortes de coronavírus no país.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS)
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) - Pedro Ladeira - 15.out.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.