Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Gestão Covas atrasa pagamentos de fornecedores de marmitas usadas para ação na pandemia

Prefeitura não acertou com empresários, que dizem ter entrado no cheque especial por causa dos atrasos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chapéu dos outros Propagandeado pela gestão Bruno Covas (PSDB), um programa lançado para ajudar moradores de ruas e bares e restaurantes virou problema em São Paulo. O Rede Cozinha Cidadã compra marmitas das empresas e entrega a comida para a população carente. A prefeitura, no entanto, ainda não acertou os pagamentos com os empresários, que dizem ter entrado no cheque especial por causa dos atrasos. Mais de 325 mil pratos feitos foram entregues e cerca de 70 comércios não receberam ainda.

Burocracia A explicação dada aos empresários é a de que para os repasses serem feitos eles precisam abrir contas no Banco do Brasil, o que tem sido difícil durante a pandemia. O edital dizia que era preferencial ter uma conta no BB, mas não obrigatório.

Piorou Sessenta e nove restaurantes estão participando do projeto. Ao Painel, um deles elogia a ideia do programa, mas diz que a participação nele pode levar seu negócio à falência, já que traçou seu planejamento de compras e funcionários levando o Cozinha Cidadã em consideração. Até o momento, dizem, três notas fiscais foram lançadas, mas só a primeira foi quitada.

Outro lado A prefeitura diz que está trabalhando para resolver os entraves. Também afirma ter feito pesquisa com donos dos restaurantes. Dos 60 que responderam, 55% disseram que a ação evitou o fechamento de seus negócios, 33% afirmaram que impediu a demissão de funcionários e 12% relataram que foi possível manter o capital de giro.

Tiroteio

A situação é dramática na assistência social e Onyx não está nem aí. Ele não entende nada e se acha um semi-Deus

De Jonas Donizete, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, queixando-se da falta de comunicação com o ministro da Cidadania

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.