Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Procuradoria do DF arquiva representação contra Wajngarten por postagem sobre eficácia da cloroquina

Procedimento havia sido encaminhado por parlamentares do PSOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal decidiu arquivar a representação contra o ex-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Fabio Wajngarten, por postagem sobre eficácia do uso da cloroquina nas redes sociais do governo. O procedimento havia sido encaminhado por parlamentares do PSOL.

No dia 21 de maio, um tuíte publicado no perfil da Secom dizia que a "hidroxicloroquina é o tratamento mais eficaz contra o coronavírus atualmente disponível", enquanto diversos estudos científicos atestam que o uso dos medicamentos não tem eficácia no tratamento da Covid-19. A postagem foi posteriormente apagada.

A representação do PSOL alegava possível crime de falsidade ideológica e atos de improbidade administrativa. Além disso, argumentava que o comunicado seria fruto de intenção da Secom e de seu representante à época em favorecer ideologicamente o presidente Jair Bolsonaro.

No recurso, o PSOL destaca que Bolsonaro continua disseminando falsas informações sobre a cloroquina, e elenca eventos recentes, e assim reforça o pedido de intervenção do MPF.

“Sustentar que a ação foi maliciosamente praticada para reforçar a plataforma política do atual Presidente da República, o que, em tese, poderia violar o princípio da impessoalidade que rege a Administração Pública, parece plausível, mas prescinde de indícios ou demais circunstâncias que apontem para a má-fé de Fabio Wajngarten”, diz o texto assinado pelo procurador da República Frederico de Carvalho Paiva.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.