Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governador de Santa Catarina aciona STF sobre rito de impeachment nos estados

Carlos Moisés (PSL) quer que corte defina critérios, como prazos para defesa e quórum de votação; caso tem repercussão em todos os estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), ingressou nesta quarta (9) com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo para a corte esclarecer o rito de impeachment nos estados.

A decisão terá repercussão em casos de outros governadores, como o do Rio, Wilson Witzel (PSC), que assim como Moisés também é alvo de processo de impeachment. Isso porque se trata de uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

A ação tem a relatoria da ministra Rosa Weber.

Moisés questiona o STF quais são as etapas que devem ser seguidas pelas assembleias legislativas para afastar um governador. O argumento é que cabe à corte definir a adaptação da Lei do Impeachment, que é federal, para os estados, respondendo a questões como quantas votações devem ocorrer, com qual quórum, critérios para a formação de comissão especial, além de prazos para a defesa e produção de provas.

Moisés e Witzel já haviam recorrido ao STF questionando os processos de impeachment que são alvo em seus estados. Com a ação impetrada nesta quarta, o governador de SC envolve os demais estados nessa discussão jurídica, ao mesmo tempo em que tenta ganhar tempo em seu próprio processo de afastamento.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.