Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Facebook instagram twitter

Twitter marca publicação do Ministério da Saúde sobre tratamento precoce como enganosa

Abordagem defendida pelo governo Bolsonaro é composta de medicações sem eficácia comprovada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Twitter marcou como enganosa e potencialmente prejudicial uma publicação do Ministério da Saúde que colocava o chamado "tratamento precoce" como estratégia de combate ao coronavírus.

Tal como compreendido e recomendado pela pasta de Eduardo Pazuello, o tratamento precoce é composto da utilização de medicamentos como cloroquina e ivermectina, incensados pelo governo Jair Bolsonaro, mas que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19.

A publicação estimulava as pessoas a procurarem uma unidade de Saúde ao apresentarem sintomas e, então, solicitarem o tratamento precoce, que, segundo cientistas, não existe para o coronavírus.

Publicação do Ministério da Saúde marcada como enganosa pelo Twitter
Publicação do Ministério da Saúde marcada como enganosa pelo Twitter - Reprodução/Twitter

O Twitter já havia colocado o mesmo aviso de informação enganosa em publicação do presidente Jair Bolsonaro em defesa do que ele entende como tratamento precoce.

O governo federal e seus apoiadores começaram nova ofensiva em defesa dessas medicações sem eficácia comprovada contra a Covid-19 no momento em que Manaus atravessa colapso de seu sistema de saúde, com falta de leitos e de oxigênio.

O Painel revelou que o Ministério da Saúde tem pressionado a Prefeitura de Manaus a utilizar essas medicações em seus pacientes.

Neste sábado (16), a coluna mostrou que a pasta de Eduardo Pazuello financiou uma força-tarefa em Manaus, com médicos do Brasil todo, para visitarem as UBSs e reforçarem o uso desses remédios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.