Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Governadores pedem em carta que cúpula do Congresso lidere combate à pandemia por meio de comitê gestor

Em meio a negacionismo de presidente, gestores querem "pacto nacional" contra colapso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Governadores de 20 estados e do Distrito Federal assinaram na manhã desta quarta-feira (10) uma carta por um pacto nacional "pela vida e pela saúde".

Eles pedem a criação de um comitê que conduza o combate à pandemia, que tenha participação dos três Poderes e de todos os níveis da federação, "além de uma assessoria de uma comissão de especialistas".

A iniciativa é parte da articulação que começou no fim de semana para que o Congresso assuma a linha de frente da coordenação da crise de Covid-19, diante da omissão e do negacionista de Jair Bolsonaro.

Como mostrou o Painel, a costura parte de dois entendimentos em meio ao colapso nacional da saúde. Primeiro, os governadores querem evitar o desgaste de atuar sozinhos no pico da pandemia. Segundo, a polarização de Bolsonaro com eles chegou a um ponto em que a única forma de ter uma ação nacional é com o Legislativo junto.

Não assinaram a carta Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Roraíma, Rondônia e Amazonas, estados com governadores mais próximos do presidente da República.

O ofício fala que é preciso evitar o colapso da rede hospitalar e coloca três pontos principais para serem enfrentados: expansão de vacinação, apoio a medidas preventivas e apoio a manutenção e aumento de leitos de UTI.

0
BRASÍLIA, DF, 02.03.2021 - Governadores visitam fábrica da União Química, responsável por produção da vacina Sputnik V, em Brasília (DF). (Foto: Raul Spinassé/Folhapress) - Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.