Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Kátia Abreu e Aécio Neves pedem adiantamento de vacinas contra a Covid-19 à OMS

Parlamentares tentam interlocução em momento em que Ernesto Araújo recebe críticas por inação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidentes das comissões de relações exteriores do Senado e da Câmara respectivamente, enviaram carta a Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em que solicitam o adiantamento do envio de doses de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil.

A ação dos parlamentares acontece em momento em que o ministro Ernesto Araújo (Itamaraty) recebe críticas por tensionar as relações diplomáticas do Brasil com o resto do mundo e, com isso, dificultar as tratativas para a importação de vacinas.

A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado
A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado - Raul Spinassé-25.fev.2021/Folhapress

No ofício enviado nesta quinta-feira (25), a senadora e o deputado colocam a situação do Brasil como a de um "risco sistêmico, de alcance planetário", que "não tem como ser contido no perímetro das fronteiras
nacionais".

Diante desse cenário, eles pedem que a OMS examine, no âmbito da Covax Facility, a possibilidade de ajustar o cronograma de entrega de vacinas do consórcio ao Brasil ou adiantar ao país doses extras de doses.

Em momento posterior, dizem, o número de doses poderia ser reposto pelo Brasil "a partir da própria produção brasileira de vacinas, com base em cronograma mutuamente acordado."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.