Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

MBL denuncia Bolsonaro no Tribunal de Haia por genocídio

Peça foi elaborada por Renato Battista e aponta erros do presidente na condução da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Movimento Brasil Livre (MBL) denunciou o presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia.

A peça acusa o governo federal de crime de genocídio por ter ignorado evidências científicas no combate à pandemia e por ter sugerido que a disseminação da Covid-19 poderia ter efeito positivo ao contribuir para o que chama de "imunidade de rebanho", que tem sido descartada por cientistas como proteção coletiva ao vírus.

O documento é assinado por Renato Battista, líder do MBL e membro do gabinete do deputado estadual Arthur do Val (Patriota-SP).

A denúncia também aponta que Bolsonaro incitou a população a não seguir recomendações sanitárias de contenção da pandemia ao utilizar fake news para atacar vacinas, ao desincentivar o uso de máscaras e o distanciamento social e ao propagandear a utilização de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19, como a cloroquina.

Battista pede a abertura de investigação e a prisão preventiva de Bolsonaro, para evitar que os crimes denunciados continuem a ocorrer.

No texto, ele argumenta que uma atitude por parte do Tribunal de Haia é importante também porque as chances de responsabilização de Bolsonaro são reduzidas diante da atuação supostamente conivente do Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

Essa não é a primeira denúncia contra Bolsonaro no Tribunal de Haia. Em julho de 2020, uma coalizão que representa mais de um milhão de trabalhadores da saúde acusou o presidente brasileiro de crimes contra a humanidade em sua gestão da pandemia de coronavírus.

Além disso, um grupo de 223 entidades, partidos políticos e ativistas apresentou em agosto do ano passado uma ampliação da queixa contra o presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.