Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

PF vai trocar seu diretor executivo, número 2 da hierarquia do órgão

Diretor de combate à corrupção da PF da época de Moro foi barrado para cargo no exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal trocará seu número 02, o diretor executivo, Cairo Costa Duarte. Segundo nota oficial enviada pelo órgão, "por decisão do Ministério da Justiça", o delegado deverá ocupar o posto que está sendo criado de adido da PF no Canadá.

Como revelou o Painel nesta quinta (4), a indicação que estava em andamento até os últimos dias foi cancelada. Igor Romário, ex-chefe da Lava Jato e ex-diretor de combate à corrupção da PF durante a gestão de Sergio Moro, foi barrado.

Cairo Costa Duarte, diretor executivo da Polícia Federal
Cairo Costa Duarte, diretor executivo da Polícia Federal - Divulgação

A decisão de nomear Romário foi do ex-diretor-geral. O atual, Paulo Maiurino, havia referendado, mas o processo parou. Segundo nota da PF, a demora no trâmite ocorre porque a criação do posto depende de aceitação do governo estrangeiro e do Ministério das Relações Exteriores.

Nenhuma justificativa foi apresentada para a desistência da indicação anterior. Ainda não há data para nomeação de Duarte. A pasta da Justiça confirmou a informação e disse que o processo já está no Itamaraty.

Nomeado por Maiurino para ser 02 da PF, Duarte foi indicado por Anderson Torres (Justiça), de quem é próximo. O delegado foi duas vezes superintendente e cotado para ocupar cargos de chefia outras vezes. Não foi apresentada explicação sobre a mudança neste momento.

Um dos nomes cogitados para substituí-lo é o de Sandro Avelar, atual adido em Londres. Ele já ocupou esse cargo anteriormente, na gestão de Fernando Segóvia.

Ministro da Justiça posta foto em jantar com diretor-geral da PF
Ministro da Justiça posta foto em jantar com diretor-geral da PF - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.