Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Voto de Rogério Carvalho a favor das emendas de relator foi muito grave, diz Gleisi

Posicionamento do senador do PT foi decisivo para aprovação do projeto no Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O voto do senador Rogério Carvalho (PT-SE) a favor das emendas de relator na noite de segunda-feira (29) foi recebido criticamente no partido. O posicionamento do parlamentar foi decisivo para a aprovação da matéria no Senado.

O Congresso Nacional aprovou um projeto de resolução que busca atender a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) a respeito das emendas de relator, verbas que se tornaram moeda de negociação política do governo Jair Bolsonaro com parlamentares.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) durante entrevista à Folha em seu gabinete, no Senado
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) durante entrevista à Folha em seu gabinete, no Senado - Pedro Ladeira/Folhapress

Carvalho contrariou a orientação contrária da bancada do PT e o voto de todos os seus correligionários. A proposta foi aprovada com 34 votos a favor e 32 votos contrários.

"Foi posição isolada e muito grave", diz Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, ao Painel. "Vamos fazer uma manifestação formal além da mensagem no Twitter que já soltamos".

Petistas têm cobrado internamente e nas redes sociais alguma punição a Carvalho. Sobre isso, Gleisi afirma que "qualquer outra medida será decorrência da decisão de instância partidária".

Nesta terça (30), Carvalho disse que seu voto desta segunda-feira se deu por reprovação à ingerência do STF sobre o STF.

"Somos uma casa parlamentar. O que foi aprovado foi aprovado por unanimidade. E houve uma ingerência, uma forma de outro poder ingerir sobre o Legislativo. Como membro da Mesa do Senado Federal, que subscrevi todas as ações junto com os demais membros ao STF, caberia a mim ter a coerência na defesa da institucionalidade do Congresso", disse Carvalho durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça.

Ele também afirmou que vai apresentar nova proposição para extinguir as emendas de relator.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.