Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Líder do governo aposta em mudanças na lei para continuar na disputa por vaga no TCU

Alvo de ação de improbidade, Fernando Bezerra enviou mensagem a colegas dizendo não estar impedido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), aposta nas mudanças na Lei de Improbidade promovidas pelo Congresso para não ser barrado na disputa pela vaga deixada por Raimundo Carreiro no Tribunal de Contas da União.

O senador é um dos que estão na disputa com Antônio Anastasia (PSD-MG) e Kátia Abreu (PP-TO).

Em mensagem enviada ao grupo de senadores, o líder do governo disse não estar impedido pela resolução aprovada pelo TCU que veta a nomeação de indicados que respondam a ação penal ou por improbidade administrativa -embora seja alvo de uma ação de improbidade derivada da Lava Jato de Curitiba.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) durante entrevista à Folha em seu gabinete em Brasília (DF)
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) durante entrevista à Folha em seu gabinete em Brasília (DF) - Pedro Ladeira/Folhapress

Como mostrou a Folha, a flexibilização da Lei de Improbidade poderia impactar na anulação de ações abertas contra partido investigados nos desvios da Petrobras. Entre eles, o PSB e o MDB. Bezerra era do primeiro e migrou para o segundo.

O projeto aprovado trouxe como uma das principais mudanças a exigência do dolo, ou intenção de cometer a irregularidade, para a condenação por improbidade.

Na mensagem aos colegas, Bezerra diz não estar impedido de se candidatar por não ter "denúncia (ação penal) recebida contra si por crime doloso contra a administração pública, tampouco em relação aos demais delitos elencados na resolução."

Segundo um advogado que atua na defesa do senador, essa mudança será utilizada e a interpretação é de que Bezerra não poderá ser barrado pelo novo regramento aprovado no TCU.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.