Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Documentário sobre Bicentenário exalta monarquia e questiona 'golpe' da República

Obra de grupos conservadores é exemplo de iniciativa que ocorre no vácuo do governo sobre a data

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades conservadoras têm promovido iniciativas independentes relativas ao Bicentenário da Independência, em meio a um sentimento geral de inoperância do governo com relação ao tema.

Um dos projetos em curso é o documentário "Nossa Gente Brasileira", que deve ficar pronto no segundo semestre. Produzido por simpatizantes da monarquia, terá tom de exaltação do Império e crítica ao "golpe republicano".

O deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança dá depoimento para o documentário Nossa Gente Brasileira, sobre os 200 anos da Independência - Divulgação

"O golpe rompeu com um país em franca ascensão, respeitadíssimo no cenário europeu. Em 1889, com a República, começa o ocaso do Brasil", diz a diretora, Cássia Queiroz. O filme terá entrevistas com membros da família real, entre outras.

O documentário, em produção há quase dois anos, é parceria do Instituto Liberdade e Justiça, de Goiás, e do Brasil 200. "Essa data não pode passar em brancas nuvens. Ou o governo vai nos surpreender na última hora, o que não acredito, ou fará algo chocho, o que é lamentável", diz a diretora.

A ideia é lançar a produção em algumas salas de cinema, além de disponibilizar o documentário no YouTube e plataformas de streaming. Há projetos de realizar um crowdfunding e tentar obter recursos via Lei Rouanet.

"Com a chegada dos 200 anos, a gente faz a pergunta: o Brasil é independente, tem liberdade, a gente conseguiu avançar?", afirma Giuliano Miotto, presidente do Instituto Liberdade e Justiça.

Segundo ele, o documentário fará uma discussão de fatos que são ignorados pela esquerda. "O foco é na liberdade e uma crítica à República", diz.

No final do ano passado, o secretário especial de Cultura, Mário Frias, anunciou um edital de R$ 30 milhões para projetos ligados a heróis nacionais do Bicentenário. Produtores, no entanto, afirmam que os recursos não são suficientes e vieram muito tarde.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.