Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro repete estigmas sobre nordestinos para ampliar cortina de fumaça, dizem governadores do NE

Presidente usou expressão depreciativa 'pau de arara' para se referir à população da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em reação à referência preconceituosa de Jair Bolsonaro (PL) aos nordestinos nesta quinta-feira (4), o presidente do Consórcio Nordeste e governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), diz que o presidente tenta tirar a atenção do mau desempenho de seu governo.

"Presidente Bolsonaro já se referiu aos brasileiros do Nordeste como paraíbas, cabeçudos e, agora, paus de arara", lista Câmara, que lidera o consórcio que representa os governadores da região.

"Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela Covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades. Respeite o povo do Nordeste", completa.

Bolsonaro durante cerimônia no Planalto
Bolsonaro durante cerimônia no Planalto - Pedro Ladeira-28.jan.21/Folhapress

Durante sua live, ao comentar a revogação de mais de duas dezenas de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o estado de nascimento do líder religioso Padre Cícero (1844-1934) e chamou assessores de pau de arara.

"Dadas as nossas revogações, feitas há pouco tempo, falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero, lá de Pernambuco", disse Bolsonaro durante sua live semanal.

Na verdade, ele nasceu no estado do Ceará. O presidente também cometeu outro equívoco. Entre os decretos de luto revogados por ele, não consta o do líder religioso. ​

"É isso mesmo? De que cidade fica lá?", questionou o presidente a assessores que estavam na sala de transmissão. "Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?"

Auxiliares, então, responderam Juazeiro do Norte e corrigiram Bolsonaro, apontando que o município fica no estado do Ceará.

O termo pau de arara refere-se aos caminhões usados na migração, em décadas passadas, de pessoas pobres do Nordeste para outras regiões do país. Ele é usado para se referir de forma depreciativa a nordestinos.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), durante evento no Planalto
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), durante evento no Planalto - Pedro Ladeira-22.set.2016/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.