Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus África

Comissão de Direitos Humanos da Câmara iniciará diligência no Rio do caso Moïse na segunda

Deputados querem ouvir familiares do congolês, prefeitura do Rio, governo do estado, OAB, entre outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados iniciará sua diligência oficial no Rio de Janeiro para acompanhar a investigação do assassinato de Moïse Mugenyi Kabagambe na segunda-feira (14).

O congolês foi morto a pauladas perto de um quiosque na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, no último dia 24.

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, autorizou a diligência nesta quarta-feira (9). O objetivo dela é o de acompanhar as investigações do assassinato, bem como verificar condições de trabalho e eventuais dificuldades enfrentadas pela família de refugiados na inclusão em políticas públicas.

Os parlamentares da comissão querem ouvir os familiares de Moïse, o governo do Rio de Janeiro, a prefeitura da capital e a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Ministério Público, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a comunidade congolesa no estado.

"É urgente que se esclareçam as circunstâncias da morte do jovem Moïse e as condições sociais e de segurança da família. Também precisamos aprofundar a discussão sobre os direitos humanos dos refugiados no Brasil, para que essa barbárie nunca se repita", diz o deputado Carlos Veras (PT-PE), presidente da Comissão.

Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (PT-ES), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, também participarão das atividades.

Os parlamentares devem retornar à Brasília na terça-feira (15).

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE)
O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) - Marina Ramos-dez.2021/Câmara dos Deputados

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.