Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rússia Europa

Focados nas eleições, partidos brasileiros ignoram crise na Ucrânia

Siglas dizem não ter tratado do tema internamente; MDB e PDT defendem autonomia dos países e paz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A maioria dos principais partidos do Brasil tem ignorado a grave crise que opõe a Rússia à Ucrânia e ao Ocidente, e que gera temor de uma guerra. Procurados pelo Painel, afirmam não ter discutido o tema, nem ter posição oficial sobre o assunto.

É o caso de PT, PSDB, União Brasil, PL e PSOL. Outros, como MDB e PDT, dizem que defendem a autonomia de cada país e a paz. Como justificativa, os dirigentes declaram que estão ocupados com os preparativos para a eleição e a formação de federações.

"O MDB vê o episódio com preocupação, e entende que a diplomacia brasileira sempre defendeu a independência e a paz entre os povos. É o que se deve buscar no caso", diz Baleia Rossi, presidente da legenda.

"Nossa posição histórica é de respeitar a autonomia de cada nação e sermos sempre contra o uso da força bélica para solucionar conflitos. O diálogo e o bom senso devem prevalecer e nenhum país tem o direito de invadir ou oprimir uma outra nação", afirma Carlos Lupi, do PDT.

Na semana que vem, Jair Bolsonaro (PL) visita a Rússia, em meio à tensão.

"Se a visita estiver focada na busca de alianças para favorecer acordos comerciais mais formais e sólidos, torço pelo êxito. Se não for pedir muito, espero que o presidente aproveite a oportunidade para levar uma mensagem de paz", diz Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.