Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Márcio França diz que será candidato ao governo de SP horas após Lula pedir apoio a Haddad

Criação de federação com PT e PSB tem travado em impasses sobre candidaturas estaduais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Horas após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer que trabalha com a ideia de que Fernando Haddad (PT) será o governador de São Paulo e que acha que haverá compreensão de outros partidos, Márcio França (PSB) gravou vídeo com um aliado em que afirma que será candidato em outubro.

Em vídeo compartilhado via WhatsApp nesta quarta-feira (9), o vereador Camilo Cristófaro (PSB) pergunta: "Márcio França será candidato a governador em outubro [o primeiro turno está marcado para 2 de outubro]?", ao que o ex-governador responde: "exatamente isso".

"Agora, todos que quiserem nos apoiar, nós aceitaremos, porque em eleição majoritária você não pode ficar escolhendo voto. Todo mundo que quiser apoiar e ajudar será muito bem-vindo", completa França na gravação.

No vídeo, ele também afirma que acredita que João Doria (PSDB) desistirá da corrida presidencial e tentará brigar pela reeleição no estado e critica o governador, com quem antagonizou em 2018.

"As pessoas vão dizer 'Márcio, você teve um debate com ele [Doria], e muita coisa que você falou que ele ia fazer, ele fez, e de maneira errada'. Aumentou imposto, pedágio, tirou benefícios de deficientes, fez várias coisas erradas. Tá na hora de o povo poder resolver, de seu jeito, quem merece ser candidato a governador do estado", diz o pessebista.

França compartilhou esta reportagem em suas redes sociais com o comentário: "foguete não tem ré".

PT e PSB negociam a criação de uma federação partidária desde o final do ano passado, mas esbarram na definição dos candidatos estaduais.

Na sexta-feira (4), o senador Humberto Costa (PT) anunciou a retirada de sua candidatura ao governo de Pernambuco em favor de um nome a ser indicado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

O principal impasse hoje está em São Paulo, onde as duas siglas têm batido o pé para manter os nomes de Haddad e França.

A Folha mostrou que Lula tem repetido em reuniões privadas que vê pela primeira vez uma chance real de o PT ganhar a disputa pelo Governo de São Paulo, com o ex-ministro da Educação. Por isso, insiste em manter sua candidatura, enviado recados a políticos da esquerda que buscam o mesmo posto —Guilherme Boulos (PSOL) e França.

Nesta quarta (9), Lula tratou da questão nesses termos durante entrevista à rádio Clube 720 AM, de Pernambuco.

"Haddad está muito maduro, muito consciente. Acho que haverá compreensão do PSB e de outros partidos políticos, do companheiro do PSOL, e, em algum momento, vamos poder anunciar [Haddad como candidato ao governo paulista]", disse o petista.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.