Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com Bolsonaro, Valdemar repete estratégia para engordar o PL que usou como aliado de Lula

Em 2002, dirigente previu que aliança com PT aumentaria sua bancada federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, repete 20 anos depois a estratégia de se aliar a um candidato a presidente da República para engordar a bancada federal do partido.

O presidente Nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, participa da cerimônia no Palácio do Planalto, em janeiro deste ano - Pedro Ladeira/Folhapress

"Já tenho indicações de que, semanas após a posse de Lula, será um pulo para vários deputados federais entrarem no PL", disse ele em 2002, ao se coligar com o PT.

Na época, seu partido ofereceu o então senador José Alencar (MG) para a vaga de vice ao petista, um movimento que provocou diversas reações, mas acabou sendo fundamental para suavizar a imagem de Lula junto ao mercado financeiro e facilitar sua vitória eleitoral.

Agora, após filiar Jair Bolsonaro na sigla, o dirigente estima aumentar a bancada de 43 deputados para mais de 60 já na janela de transferência partidária, em março. Na eleição de outubro, o objetivo é ainda maior, chegar a quase 70 parlamentares.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.