Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Datafolha: eleitores de partidos que combateram urna eletrônica defendem sistema

Apoiadores de candidatos do PDT e do PSDB, partidos que já questionaram sistema, rejeitam voto impresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A confiança na urna eletrônica se mantém em alta mesmo entre os eleitores de candidatos de dois partidos que no passado pregaram contra a segurança do equipamento: PDT e PSDB. É o que revela a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (25).

Urnas eletrônicas usadas pelo TSE na eleição - Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

No grupo dos que anunciam voto em Ciro Gomes (PDT), 82% dizem acreditar na segurança da urna eletrônica, 5 pontos percentuais acima do total da população. Além disso, 84% defendem que o Brasil continue utilizando este método, 7 pontos acima do dado geral.

Entre os apoiadores de João Doria (PSDB), o apoio é numericamente ainda maior: 90% confiam na urna e 87% defendem que siga sendo utilizada.

O PDT tem uma posição histórica pela volta da cédula impressa, ao menos como mecanismo de controle da votação. É uma defesa que remonta ao período em que a legenda era controlada pelo ex-governador Leonel Brizola, que dizia ter sido vítima de fraude em eleições.

Já o PSDB chegou a contratar uma auditoria e enviar à Justiça Eleitoral questionando o resultado da eleição presidencial de 2014, em que perdeu por pequena margem para Dilma Rousseff (PT).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.