Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Doria troca vacina e obras por guerra na Ucrânia em manifestações no Twitter

Prestes a deixar o governo de SP, tucano usa política externa para se diferenciar de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A guerra na Ucrânia tomou o lugar da vacina e dos projetos e obras como tema preferido do presidenciável João Doria (PSDB) em redes sociais.

Desde a invasão russa, na última quinta-feira (24), o tucano dedicou mais de um terço de suas manifestações pelo Twitter ao tema. Foram 8 postagens, em um universo de 21.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em evento na capital paulista no mês passado - Jeff Kundera/Divulgação

Num distante segundo lugar, com 2 tuítes cada, aparecem assuntos como reajuste a servidores, despoluição do rio Pinheiros e inaugurações de unidades do Poupatempo. A vacina, maior trunfo eleitoral do governador, foi mencionada apenas uma vez no período.

Entre seus comentários sobre a guerra, Doria chamou Vladimir Putin de mentiroso, criticou a atitude dúbia do governo Bolsonaro sobre a guerra e atacou a esquerda por se alinhar ao presidente russo.

Os posts de Doria sobre a invasão russa tiveram maior engajamento nos dois primeiros dias do conflito, mas desde então apresentaram acentuado declínio no número de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Entre os comentários, houve diversas críticas ao tucano, repreendendo-o por mencionar um tema que não é da alçada da sua administração. Também houve cobranças de que ele se posicione sobre a atitude da China no conflito, em referência a sua relação com o país asiático na produção de uma vacina contra a Covid-19.

A política externa é uma área em que o tucano vai procurar se diferenciar de Bolsonaro durante a pré-campanha presidencial, que deverá começar em menos de um mês, quando ele pretende renunciar ao governo de São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.