Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MDB quer adiar definição de candidatura de centro por causa de inserções com Tebet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ideia de aglutinar os nomes da "terceira via" numa única candidatura presidencial de centro esbarra em uma série de questões práticas, sobretudo as definições do critério e do prazo.

Imagem de inserção partidária do MDB, em que apresenta a senadora Simone Tebet, pré-candidata a presidente - Reprodução

Conforme revelou o Painel, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, defende a realização de uma espécie de colégio eleitoral em 1º de junho reunindo candidatos da sua própria legenda, do PSDB e do MDB, para escolher um nome unificado.

Outros partidos, no entanto, preferem o desempenho em pesquisas como parâmetro. Mesmo aí há divergências, como considerar ou não também os índices de rejeição, e não apenas os de intenção de votos.

Também não há consenso sobre a data proposta para a definição. O MDB, por exemplo, prefere que seja mais para o final de junho, já que tem 20 inserções partidárias de TV programadas para aquele mês.

Em todas elas, o protagonismo será de sua pré-candidata, a senadora Simone Tebet (MS). O partido espera que, assim, ela terá mais força na hora em que for preciso afunilar a decisão entre os nomes dela, de João Doria (PSDB) e do próprio Bivar, que também se apresentam como pré-candidatos.

A participação no acerto de Sergio Moro (Podemos) hoje é tida como mais distante, pelas arestas criadas pela Lava Jato junto a políticos que foram alvos da operação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.