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Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

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MST vende mais de 3.000 bonés por mês, e debate sobre 'acessório de balada' turbina demanda

Movimento diz avaliar positivamente o uso dos bonés por diferentes grupos sociais

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O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) vende mais de 3.000 bonés por mês, em média, nas 28 lojas do Armazém do Campo, que comercializam em 13 estados e no Distrito Federal os produtos provenientes dos assentamentos.

O movimento estima que os números sejam ainda maiores, já que a confecção e a venda dos itens é descentralizada e também acontece fora das lojas do Armazém do Campo.

O ator e ativista social norte-americano Danny Glover, que veio ao Brasil a convite do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), visita a sede MST Bahia, em Salvador
O ator e ativista social norte-americano Danny Glover, que veio ao Brasil a convite do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), visita a sede MST Bahia, em Salvador - Fernando Vivas-26.jun.2016/Folhapress

Os bonés viraram motivo de polêmica nas redes sociais após uma usuária criticar as pessoas que os utilizam sem fazer parte do MST, como "acessório de balada".

O movimento diz avaliar positivamente o uso dos bonés por diferentes grupos sociais, pois expressa apoio e dissemina a causa.

"Nós nos orgulhamos quando vemos pessoas que não são do MST utilizando os nossos símbolos, nossos bonés, camisetas e bandeira. Sabemos que utilizar esses símbolos é assumir um compromisso na sociedade e dizer ocupa tudo, é dizer pedagogicamente que as conquistas só são arrancadas através da luta e da organização", disse Kelli Mafort, da direção nacional do MST, ao site oficial do movimento.

Desde o início do debate nas redes sociais, no começo da semana, o site do Armazém passou a vender 300 bonés por dia. O item custa R$ 25 no modelo clássico.

O MST registra crescimento de 50% na venda do produto desde o final de 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro (PL). Em 2021 houve crescimento de 20% na demanda.

O movimento diversificou os bonés e hoje conta com dez modelos voltados para diferentes públicos, como jovens urbanos (aba reta), LGBTQIA+ (com cores do arco-íris). Na próxima semana será lançado um modelo para crianças.

Bonés do MST no Armazém do Campo, em São Paulo
Bonés do MST no Armazém do Campo, em São Paulo - Divulgação/MST

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